Browsing by Author "Salgado, Vanessa Soraia Teixeira Mendes Couto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A trompa grave: ausência de preparação específica e falta de conhecimento de repertórioPublication . Salgado, Vanessa Soraia Teixeira Mendes Couto; Guerreiro, Paulo; Massacote, IlídioResumo I (Prática pedagógica) A elaboração deste relatório pretende descrever detalhadamente todas as etapas da Prática Pedagógica realizada pelo mestrando no Conservatório Regional de artes de Montijo (CRAM), no ano letivo de 2016/2017. Inicialmente, será apresentado o enquadramento histórico da cidade de Montijo, seguido pela identificação, descrição e breve história do CRAM. Posteriormente, será realizada uma caracterização da evolução de três alunos envolvidos na prática pedagógica desenvolvida pelo mestrando, frequentando os mesmos diferentes graus de aprendizagem. Finalmente, serão descritas e analisadas as estratégias de ensino abordadas com cada aluno, referidos de ora em diante como aluno A, B e C. Para o aluno A, aluno de iniciação, foi desenvolvida uma metodologia adequada ao seu grau de ensino, visando o manuseamento do instrumento, as noções básicas da técnica do instrumento, respiração e o interesse pela música; ao aluno B, aluno de 2º grau, foi elaborado um plano metodológico com maior incidência no desenvolvimento da postura, respiração e técnica do instrumento; com o aluno C, aluno de 2º grau, foi elaborado um plano de trabalho baseado no desenvolvimento da respiração e aperfeiçoamento técnico. De forma a explicitar detalhadamente os planos pedagógicos realizados com cada aluno, será elaborada a descrição dos recursos utilizados, tal como apresentação das práticas educativas desenvolvidas. Por último será apresentada uma análise crítica da atividade docente, onde serão analisados e discutidos os aspetos positivos e negativos, terminando com a reflexão final de toda a componente pedagógica.