Browsing by Author "Rosado, Mafalda Sofia Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docentePublication . Rosado, Mafalda Sofia Carvalho; Lino, DalilaEste estudo, centrado na inserção profissional dos educadores de infância nos primeiros anos de carreira, tem como finalidade descrever e compreender o processo de entrada dos educadores de infância na profissão, através da caracterização dos seus percursos e da identificação de fatores que condicionem a inserção profissional. Tendo em conta esta finalidade identificaram-se as seguintes questões: 1- Quais as motivações que levaram à escolha da profissão por parte dos participantes?; 2- Quais os principais contributos da formação inicial para o desempenho profissional?; 3- Como caraterizam a entrada na profissão?; 4- Como se constrói o sentimento de pertença a um grupo profissional? ; 5- Quais os fatores que condicionam a inserção profissional? O quadro teórico de referência para este estudo assenta numa revisão de literatura centrada na formação inicial dos educadores de infância e no desenvolvimento profissional do educador, com especial enfoque nos educadores em início de carreira. No que respeita às opções metodológicas, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, centrado no paradigma interpretativo, tendo sido realizadas seis entrevistas semiestruturadas a educadoras principiantes. A análise dos resultados foi feita através da análise de conteúdo seguindo os passos recomendados para a análise de conteúdo numa investigação qualitativa em educação. Os resultados evidenciam a necessidade de refletir sobre os currículos dos cursos da formação inicial com o objetivo de melhorar a preparação dos docentes, de modo a facilitar a inserção profissional, bem como, aumentar e desenvolver novas formas de apoio a estes profissionais numa fase crucial da sua carreira, salientando-se a importância do papel da supervisão neste período crítico do desenvolvimento profissional.