Browsing by Author "Rosado, Ana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplinaPublication . Rosado, Ana; Silva, Francisco Vaz da; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO presente relatório é fruto do trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado de Ensino em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e tem, como principais objetivos, a análise e a reflexão de toda a intervenção pedagógica e do estudo em destaque. No que se refere à intervenção, esta desenvolveu-se numa escola, em Benfica, com uma turma de 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. Neste relatório são apresentados os processos de aprendizagens e as decisões tomadas no que se refere a toda a intervenção educativa, realizada em contexto de estágio, desde a fase da diagnose, passando pela prática educativa e, finalmente, a avaliação final das aprendizagens. Relativamente ao tema de investigação, que surge através de um dos objetivos do Plano de Intervenção, este tem como tema as Estratégias de Intervenção Precoce de Combate à Indisciplina. Para a concretização do mesmo, recorreu-se a métodos e técnicas de recolha de dados que se aproximam dos pressupostos da metodologia de Investigação-Ação. Neste sentido, foi realizada uma revisão de literatura focando o tema da Indisciplina e das estratégias de combate à mesma, mais adequadas. Os dados foram recolhidos através da Observação Direta e Naturalista, sendo complementados com grelhas de Observação Sistemática. Os intervenientes do estudo são os alunos e as professoras (cooperante e estagiárias) e este assume um carater exploratório. Finalmente, os resultados do estudo são satisfatórios. Os alunos apresentaram bons resultados, no que às Ciências Sociais diz respeito e, demonstraram um aumento significativo do número de vezes que cumpriam a regra estabelecida e da forma como se pretendia repercutida. Este estudo pretende dar a conhecer uma nova estratégia que ajudará a diminuir a Indisciplina na sala de aula, numa tentativa de ajudar outros professores a olharem este tipo de problemas como um desafio.