Browsing by Author "Rosa, Raquel Maria Castanheiro Cardoso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel atribuído à supervisão na coordenação de departamento pré-escolarPublication . Rosa, Raquel Maria Castanheiro Cardoso; Leite, TeresaO presente estudo incide na função do coordenador de departamento pré-escolar e pretende compreender o papel atribuído à supervisão pedagógica neste departamento, através das perceções dos próprios coordenadores e educadores de infância. A publicação do Decreto-lei nº75/2008 veio aumentar as funções e responsabilidades dos coordenadores de departamento, que passam a ser designados como principais estruturas de coordenação e supervisão pedagógica. Com vista ao desenvolvimento do projeto educativo de escola, compete ao coordenador de departamento, em estreita colaboração com o diretor e o conselho pedagógico, a coordenação, supervisão e acompanhamento das atividades escolares, a promoção de comunidades de prática e a avaliação de desempenho do pessoal docente, perspetivando, assim, uma escola responsável, pensada, participativa, contextualizada e de qualidade. Esta investigação qualitativa, que se insere no paradigma interpretativo, é um estudo de caso múltiplo, desenvolvido em dois jardins de infância de Lisboa (um da rede pública e um de IPSS), e teve um total de oito participantes. Em cada uma das instituições realizámos entrevista à coordenadora de departamento pré-escolar e a três das educadoras. Com base nos resultados obtidos podemos concluir que o cargo de coordenador de departamento, como líder intermédio, com poderes de liderança e tomadas de decisões, ainda não é totalmente aceite, cabendo-lhe, na prática, sobretudo funções de representação e mediação, no caso do JI público e de apoio no caso do JI IPSS. A falta de formação específica para exercer o cargo de coordenador, a acumulação de funções e alguma recusa das próprias coordenadoras em se considerarem como líderes, contribuem para que não haja uma consolidação e fortalecimento do cargo de gestor intermédio. Os coordenadores e as educadoras demonstram um conhecimento muito superficial e inconsistente da supervisão pedagógica, não ocorrendo processos supervisivos formais em nenhuma das duas instituições onde foi desenvolvido o estudo.