Browsing by Author "Rosa, Ana Rita da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCSPublication . Rosa, Ana Rita da Silva; Graça, CristinaEste estudo foi realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino de Dança (4ª Edição) e pretendeu contribuir para o desenvolvimento das competências interpretativas dos alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), visando, em particular, melhorar aspetos como o domínio espacial, a musicalidade e a expressividade. A implementação do projeto incidiu sobre uma turma mista do sexto ano do ensino articulado da ADCS, na área da Técnica de Dança Clássica (TDC), apoiando-se na construção de exercícios que incentivassem a projeção do movimento no espaço, a compreensão e a utilização de diferentes dinâmicas do movimento, a interação musica/dança e a interpretação. Teve, pois, como objetivo primordial proporcionar aos futuros bailarinos a utilização da Técnica da Dança Clássica como ajuda à melhoria da sua qualidade de movimento no geral. Tivemos como plano inicial, a observação e registo escrito (através de diários de bordo) do trabalho técnico-artístico dos alunos, de forma a estabelecer as metas a alcançar para explorar o seu potencial e capacidades. No decorrer das metas propostas, quisemos também compreender de que maneira é que estes alunos respondiam à aula de Dança Moderna, de que forma lidavam com o seu corpo e com as dinâmicas pedidas, assim como tudo o que fosse de carácter psicológico, como por exemplo, a vontade, o gosto e o entusiasmo. Com base num processo de investigação-ação, foram selecionados os instrumentos para recolha de dados (Diários de Bordo e tabelas de observação) e desenvolvido um conjunto de estratégias metodológicas, a partir das quais se estruturaram as aulas lecionadas.