Browsing by Author "Rodrigues, Teresa Maria Oliveira Novo"
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- Implementação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão: perceções de professores e famíliasPublication . Rodrigues, Teresa Maria Oliveira Novo; Madureira, Isabel de Lacerda PizarroEste estudo insere-se na temática da inclusão, tendo como objetivo geral conhecer a opinião de professores e famílias acerca da implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI), inscritas no Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho e, como objetivos específicos, identificar os critérios utilizados pelos professores para a seleção das MSAI, quais as suas perceções sobre a eficácia da implementação das MSAI e como avaliam essa eficácia; e perceber qual a participação das famílias na definição/ implementação das MSAI. Perante tais objetivos, optou-se por realizar um estudo de caso que se enquadra no paradigma interpretativo. Como metodologia de recolha de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a nove participantes do mesmo Agrupamento de escolas: seis professores (três do 1º Ciclo e três de Educação Especial) e três pais. Optou-se ainda pela pesquisa e análise documental de diversas fontes: DL 54/2018 e dados dos alunos com MSAI, que frequentam o Agrupamento no 1º Ciclo. A metodologia revelou-se adequada, permitindo atingir os objetivos do estudo. Segundo os participantes, a implementação das MSAI facilita a inclusão, traz vantagens para os alunos, respeitando as suas capacidades e promovendo a sua autoestima e bem-estar. Salientaram que as barreiras à sua implementação decorrem da falta de recursos humanos, resultante do número excessivo de alunos com MSAI em cada grupo/turma, tendo-se apurando na análise documental que cerca de um quarto dos alunos do 1º Ciclo beneficia de MSAI. Apesar de todos os professores demonstrarem cuidado quanto à seleção, implementação e avaliação da eficácia das MSAI, os resultados desta investigação evidenciam dimensões lacunares que importa considerar: a falta de formação de alguns docentes sobre a escola inclusiva e opções metodológicas no sentido de reduzir as barreiras ao ensino e à aprendizagem de todos os alunos; e a necessidade de incrementar uma cultura de maior envolvimento dos pais, nomeadamente na informação, seleção e implementação das MSAI, enquanto direito reforçado no decreto citado.