Browsing by Author "Rodrigues, Sara Elisabete da Silveira Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Agora contas tu! : O desenvolvimento da competência narrativa em crianças de uma sala de 5 anosPublication . Rodrigues, Sara Elisabete da Silveira Teixeira; Friães, RitaO presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu em jardim-de-infância, tem como objetivo apresentar a minha evolução ao longo dos três meses e meio da prática, em que contactei com as crianças, as suas famílias e a equipa educativa. A intervenção e investigação desenvolvidas basearam-se totalmente na fundamentação teórica adquirida noutras unidades curriculares e numa constante reflexão sobre o meu próprio desempenho. Durante toda a prática, procurei respeitar os três princípios psicopedagógicos que defendo para a intervenção junto de crianças dos 3 aos 6 anos: i) a criança enquanto agente da aprendizagem; ii) o brincar enquanto fonte de aprendizagem e bem-estar; iii) a cooperação. Estes princípios foram operacionalizados nas rotinas diárias e nas atividades propostas. O tema da investigação é o desenvolvimento da competência narrativa e decorreu da implementação da iniciativa “Agora contas tu!”, através da qual a educadora propôs às crianças contarem histórias. Partindo desta iniciativa, também eu desafiei um grupo de quatro crianças a contarem histórias, recorrendo, para o efeito, a duas estratégias distintas, uma com indutores com e sem esquema narrativo e outra com um texto modelo (reconto). Inscrita no paradigma qualitativo ou interpretativo, a presente investigação assumiu a modalidade de investigação-ação. As técnicas de recolha de dados indispensáveis à sua implementação e continuidade foram o inquérito por questionário e observação direta. As principais conclusões desta investigação apontam para as vantagens do texto modelo e do indutor com esquema narrativo para o desenvolvimento desta competência nas crianças.