Browsing by Author "Rodrigues, Sara Daniela de Jesus"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A construção das noções de identificação psicossocial no pré-escolar: a identidade de géneroPublication . Rodrigues, Sara Daniela de Jesus; Rosa, JoãoO seguinte relatório é um registo reflexivo sobre a Prática Profissional Supervisionada Módulo II em contexto de Jardim de Infância, fazendo parte do plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar. O principal objetivo do mesmo será analisar e refletir acerca da minha intervenção no contexto e sobre as aprendizagens adquiridas ao longo de quatro meses de prática numa instituição escolar da rede pública englobando um grupo de dezoito crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos (em setembro de 2016). Para além de explicitar as minhas intenções pedagógicas no que se refere à minha intervenção, descrevendo o que fiz e porquê o fiz, irei também apresentar um estudo transversal, realizado neste contexto, acerca da construção das noções de identificação psicossocial no pré-escolar: a identidade de género. Quanto à metodologia utilizada, esta foi de natureza mista, abrangendo assim uma perspetiva quantitativa e outra qualitativa. Como técnicas de recolha de dados, recorri à observação direta, à aplicação de dois guiões de perguntas e à consulta documental. Os resultados obtidos demonstram que nesta fase as crianças conseguem identificar e reproduzir as caraterísticas relativas ao género feminino e masculino bem como determinados papéis sociais atribuídos aos mesmos. Contudo, as respostas obtidas pelos rapazes são mais marcadas socialmente do que as das raparigas. Em conclusão, para que haja uma pedagogia de igualdade é importante que se reconheça e integre a igualdade entre ambos os sexos sendo este um objetivo que se insere na formação pessoal e social das crianças, respeitando o curso natural da construção das noções de género, pelas crianças. Por fim, são feitas considerações finais acerca do impacto da prática profissional no desenvolvimento da minha profissionalidade enquanto futura Educadora de Infância.