Browsing by Author "Rodrigues, Joana Maria dos Santos Gramunha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "A fala de uma criança" - A interação entre pares numa sala de jardim de infânciaPublication . Rodrigues, Joana Maria dos Santos Gramunha; Lino, DalilaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, no qual é feita uma análise reflexiva do meu processo interventivo, no período compreendido entre o início de outubro e o final de janeiro, numa sala de jardim de infância. Neste sentido, este documento apresenta diferentes aspetos tais como a caracterização do contexto socioeducativo, as intenções para a prática, a investigação efetuada, bem como a minha autoavaliação, a avaliação de uma criança e a avaliação das intenções. Posto isto, importa referir que a investigação mencionada, realizada ao longo da prática, teve como principal objetivo percecionar as relações existentes entre as crianças, tendo em conta o facto de o ser humano ser um ser comunicativo, que estabelece relações com os outros. Através destas interações com os outros surgem experiências significativas que são a base para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para tal, e seguindo a metodologia de investigação design based- research observou-se o grupo durante os intervalos de 8 de novembro de 2018 a 7 de dezembro e de 14 de janeiro de 2019 a 1 de fevereiro, realizaram-se conversas informais com o grupo, de modo a perceber quais as suas conceções relativamente à amizade e quais as crianças com quem mais gostavam de brincar e, ainda, uma entrevista à equipa educativa da sala. Por fim, constam neste relatório os dados recolhidos através das técnicas anteriormente referidas e que permitem concluir que as relações entre pares desempenham um papel fulcral no desenvolvimento das crianças, na medida em que a criança, tal como referido, desenvolve diversas competências sociais e aprende em interação com o outro. Competências essas que as crianças desenvolveram com o desenrolar da intervenção, construindo interações/ relações mais positivas.