Browsing by Author "Rodrigues, Joana"
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- O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográficaPublication . Rodrigues, Joana; Bentes, AméliaPretende o presente documento representar o relato da prática de estágio, prevista nas Unidades Curriculares de Estágio I e II do Mestrado em Ensino de Dança (10ª edição), Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio em questão foi executado no Balleteatro Escola Profissional com as turmas A e B do 2º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea. Partindo da lecionação no contexto da disciplina de Dança Contemporânea, e em conformidade comos conteúdos programáticos damesma, utilizamos a peça de repertório The Roots de Kader Attou (2013) como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica dos alunos. Objetivou-se a potenciação das competências de improvisação e posteriormente composição tendo como base de movimento os pontos em comum entre a dança contemporânea e o Hip Hop. Sendo esta uma peça onde foram fundidos (entre outros) os estilos de dança mencionados, foram transmitidos conteúdos técnicos destes dois vocabulários, aumentando assim o léxico de movimento dos alunos. Utilizamos como método de composição coreográfica o conceito de I.D.E.A. desenvolvido por Lavender (2006) combinado com várias ferramentas de improvisação e manipulação de movimento e o modelo didático-democrático de Butterworth (2009). Durante as aulas abordamos conceitos adjacentes à Cultura Hip Hop, tais como freestyle e cypher com vista à familiarização por parte dos alunos com a génese de uma Cultura que se tornou comercial e muitas vezes subvalorizada no âmbito da dança. Relativamente à metodologia de investigação optamos pela investigação-ação, de modo a podermos adotar uma prática reflexiva constante e os instrumentos de recolha de dados que utilizamos foram questionários, diários de bordo e registos de vídeo. Através da análise de todo o projeto e dos resultados obtidos concluiu-se que, ao utilizarmos uma peça de repertório como estímulo, conseguimos melhorar significativamente tanto a vontade como a capacidade para improvisação e composição dos alunos. Concluiu-se ainda que disponibilizar aos alunos o contacto com outro tipo de vocabulário auxilia na melhoria das suas aptidões criativas e performativas.