Browsing by Author "Rodrigues, Helena Maria Paulino Deserto"
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- A intervenção precoce na infância tem repercussões no desenvolvimento infantil? estudo sobre o modelo de intervenção de uma ELI do SNIPIPublication . Rodrigues, Helena Maria Paulino Deserto; Almeida, TiagoOs modelos conceptuais do desenvolvimento assentes no modelo bioecológico e transacional, as neurociências, a importância das experiências precoces das interações da criança nas suas rotinas diárias, nos contextos dos quais faz parte e tem papel ativo, têm influenciado os princípios da Intervenção Precoce na Infância (IPI). O nosso objetivo de investigação, um estudo de caso exploratório do modelo de intervenção das práticas de intervenção precoce na infância (IPI), de uma Equipa local de Intervenção (ELI) e responder à questão de investigação (“quais os ganhos ao nível da funcionalidade das crianças nas três etapas de avaliação no decurso da implementação dos programas de IPI?”), numa amostra probabilística, de conveniência constituída por 16 crianças com menos de 28 meses e 17 crianças com mais de 28 meses. Num primeiro momento, caraterizámos as crianças através das variáveis descritivas: idade, fatores de risco e fatores de risco acumulado, contexto, nível de desenvolvimento da criança (QD) em três momentos de avaliação, perceção do nível de envolvimento da educadora e da família e o técnico responsável de caso (TRC). Num segundo momento analisamos a eficácia do acompanhamento nos três momentos de avaliação. Relativamente aos resultados, efeito do acompanhamento sobre a evolução dos resultados obtidos nos QD depende o grupo de crianças. o efeito do acompanhamento é mais pronunciado no grupo de crianças com menos de 28 meses em particular do 1º para o 2º momento avaliativo. Quanto ao grupo de crianças com mais de 28 meses, as diferenças entre as médias dos resultados obtidos nos três momentos avaliativos dos QD não são estatisticamente significativas. Os resultados de análise das variáveis da criança permitiram caraterizar o modelo de práticas de IPI que corroboram com os princípios de IPI sustentados no modelo bioecológico e transacional e centrado nas famílias.