Browsing by Author "Rodrigues, Catarina Inês Spínola"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A utilização de Inteligência Artificial em interfaces aplicacionais: fatores determinantes da confiança do utilizadorPublication . Rodrigues, Catarina Inês Spínola; Montargil, Filipe; Santos, VítorA presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Audiovisual e Multimédia, tem como objetivo analisar a confiança percecionada pelos utilizadores como resultado da utilização de princípios de computação afetiva em interfaces aplicacionais com recurso a Inteligência Artificial. A confiança é um dos aspetos mais fundamentais da vida e é frequentemente idealizada como uma propriedade desejável na interação entre qualquer utilizador e a Inteligência Artificial. No entanto, a falta desta é um dos principais obstáculos que impedem o aproveitamento total dos benefícios que a Inteligência Artificial tem para oferecer nas interfaces aplicacionais. A existência de agentes inteligentes que apresentam a capacidade de reconhecer e expressar emoções para aumentar a naturalidade da interação, podem afetar em termos de comportamento de confiança. Por isso, compreender os fatores que influenciam a confiança torna-se uma grande preocupação na interação homem-máquina. A primeira e segunda parte da investigação são dedicadas ao enquadramento teórico e investigativo do tema. Relativamente à terceira parte, centra-se na metodologia de análise. Através de uma abordagem que combina aspetos de metodologia qualitativa e quantitativa (métodos mistos), foi desenvolvido dois chatbots (Anna e Zoe), ambos na área de saúde. Um dos chatbots incorpora, de forma clara, computação afetiva, enquanto o outro não utiliza este método na sua conceção. Esta fase foi também apoiada pela elaboração de um questionário, de modo a validar e expandir os resultados qualitativos com os quantitativos. Tem ocorrido gradualmente um estudo, interesse e desenvolvimento neste ramo. A pesquisa presente na investigação vem comprovar que é completamente fulcral dedicar tempo e esforços a melhorar os chatbots que poderão vir a ser aliados na humanidade, em aspetos fundamentais para a sociedade.