Browsing by Author "Rodrigues, Catarina Alexandra Silva"
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- Hábitos e atitudes positivas na promoção do gosto pela leitura em Educação de InfânciaPublication . Rodrigues, Catarina Alexandra Silva; Friães, RitaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS) que decorreu num jardim de infância de cariz público situado no concelho de Sintra, com um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Diz respeito a um trabalho escrito que expõe toda a minha prática durante o período de estágio, de forma a apresentar o trabalho que desenvolvi junto do grupo, inclusive a investigação que foi realizada no decorrer dos meses de intervenção. Num primeiro capítulo, o leitor deparar-se-á com a caracterização do contexto de prática, incluindo o meio onde está inserido, o grupo de crianças, a equipa educativa e também as famílias, sendo a base que fundamentou toda a minha intervenção. Também neste capítulo serão apresentadas as principais linhas de intervenção e intencionalidades para a ação, assim como os moldes em que decorreu a avaliação no e do processo de intervenção. Um dos capítulos está reservado à explicitação da investigação realizada neste mesmo contexto e que se debruça sobre os hábitos de leitura das crianças em idade de jardim de infância. A fim de compreender quais as estratégias e atitudes que um adulto pode tomar para promover hábitos de leitura nas crianças de jardim de infância, recorri a diferentes fontes com o objetivo de recolher uma grande variedade de informações, solicitando a participação da educadora cooperante, das famílias e também das crianças. A investigação assume uma natureza qualitativa, tendo optado por desenvolver um estudo de caso. Após a recolha de todos os dados, a análise dos mesmos permitiu-me concluir que, apesar de as conceções das famílias referentes aos benefícios da criação de hábitos de leitura nas crianças destas idades serem positivas, afirmando que é importante que estes hábitos existam no jardim de infância e em casa, as suas ações não correpondem, exatamente, às suas conceções. A comparação das respostas provenientes das variadas fontes de informação, mostram que a grande maioria das crianças, principalmente no seio familiar, não têm o hábito de ouvir histórias com regularidade. Contudo, é uma atividade que se verifica em alguns lares.