Browsing by Author "Rodrigues, Andreia Filipa Andrade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridadePublication . Rodrigues, Andreia Filipa Andrade; Silva, EncarnaçãoNo âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) foi proposta a elaboração do presente Relatório Final (RF). O RF encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira parte, apresentarse- á a intervenção pedagógica realizada no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico. Seguidamente, será apresentada uma análise crítica referente à prática ocorrida em ambos os contextos. No 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) a intervenção ocorreu numa turma do 4.º de escolaridade numa instituição privada e no 2.º CEB ocorreu em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, numa instituição pública. A segunda parte do RF inclui uma dimensão investigativa, sendo que se pretende avaliar se a implementação de ateliês de escrita criativa pode contribuir para o desenvolvimento da competência textual de uma turma do 4.º ano, nomeadamente, no âmbito da competência narrativa. Sendo a competência escrita essencial na vida de qualquer ser humano, dada a Sociedade do Conhecimento em que se vive é crucial desenvolver nos alunos um conjunto de competências de escrita que permitam que se torne num indivíduo culto e com um papel ativo na sociedade. Como tal, considerou-se interessante investigar se a implementação de ateliês de escrita criativa seria uma boa estratégia para o desenvolvimento da competência textual narrativa, pois, geralmente, é a mais trabalhada com os alunos. Dessa forma, começou por se fazer uma recolha inicial, a partir de uma instrução dada. Analisaram-se essas produções, tendo-se identificado alguns problemas, sobretudo no que se refere à extensão das mesmas. Posteriormente, implementaram-se três ateliês de escrita criativa, sendo que em cada um deles foram apresentadas propostas de escrita consideradas interessantes e desafiantes para o público em causa. Mais tarde, fez-se uma recolha final, sendo a instrução igual à da recolha inicial. Para se analisarem os dados recolhidos recorreu-se à construção de grelhas e gráficos que permitiram concluir que a implementação de ateliês de escrita criativa melhoraram a qualidade das narrativas de aventuras do 4.º ano na maioria dos indicadores definidos.