Browsing by Author "Rocha, Marlene"
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- Dificuldades da escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visãoPublication . Poças, Ilda Maria; Silva, Carina; Besidovska, Anzhelika; Rocha, Marlene; Valimamade, Nilsa; Mourato, Patrícia; Martins, SaraIntrodução – A visão é um importante meio de desenvolvimento físico/motor, comportamental e cognitivo nas crianças, tendo uma grande relevância no processo de aprendizagem. Objetivo – Caracterizar as anomalias de função visual que contribuem para as dificuldades da escrita em crianças do 3º e 4º anos de escolaridade e relacionar com os erros ortográficos identificados. Métodos – Estudo observacional, descritivo, transversal, de paradigma quantitativo do tipo correlacional. Amostra de 232 alunos, com idade entre sete e doze anos. Para aferir as dificuldades da escrita foi aplicado o Protocolo de Aferição de Dificuldades em Leitura e Escrita. Para o estudo da função visual foi aplicado o protocolo clínico de ortóptica. Resultados – Verificou-se que os alunos com alterações na acuidade visual para perto (3,45%), no ponto próximo de convergência (17,3%) e no ponto próximo de acomodação (32,4%) deram mais erros na cópia, por troca de letras. Os alunos com vergências alteradas, nomeadamente na convergência para perto (69,6%) e na convergência para longe (76,4%), cometeram, respetivamente, mais erros no ditado e na cópia também por troca de letras. Conclusões – As anomalias mais comuns em crianças em idade escolar são: erros refrativos, ambliopia, insuficiência de convergência, desequilíbrio oculomotor (estrabismos). Apesar dos alunos com alterações na acuidade visual para perto, ponto próximo de convergência, ponto próximo de acomodação, convergência para perto e para longe terem dado mais erros, as correlações não foram estatisticamente significativas.
- Dificuldades de escrita e visão funcional em crianças do ensino básico: a disortografia e a visãoPublication . Martins, Sara; Poças, Ilda Maria; Besidovska, Anzhelika; Silva, Carina; Rocha, Marlene; Valimamade, Nilsa; Cardoso, Adriana; Dantas, Lucimar; Mourato, PatríciaA visão é um importante meio de desenvolvimento a nível físico, comportamental e cognitivo logo desde o nascimento. Em idade escolar, a função visual tem uma grande relevância no processo de aprendizagem das crianças, sobretudo na aprendizagem da leitura e da escrita. Vários estudos indicam que crianças com deficiências visuais podem apresentar maior dificuldade de desenvolvimento no processo de aprendizagem mas poucos estudos relacionam a dificuldade da escrita com anomalias da visão. Sabendo que a visão é uma importante fonte de informação e de aprendizagem, sendo que 80% do conhecimento é captado pelos olhos e sabendo que a sintomatologia provocada por distúrbios da função visual pode influenciar negativamente a performance escolar, colocam-se as seguintes questões: 1) Será que anomalias da função visual contribuem para uma maior dificuldade no desempenho da escrita? 2) Será que a diminuição de uma função visual como a acuidade visual, a convergência, a acomodação, a estereopsia, ou o desequilíbrio oculomotor e os erros refrativos ao causar uma deficiente visão funcional, contribuem para a existência de uma maior disortografia?
- Dificuldades de escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visãoPublication . Poças, Ilda Maria; Cardoso, Adriana; Besidovska, Anzhelika; Dantas, Lucimar; Rocha, Marlene; Valimamade, Nilsa; Mourato, Patrícia; Martins, SaraA visão é um importante meio de desenvolvimento a nível físico, comportamental e cognitivo logo desde o nascimento. Em idade escolar, a função visual tem uma grande relevância no processo de aprendizagem das crianças, sobretudo na aprendizagem da leitura e da escrita. Vários estudos indicam que crianças com deficiências visuais podem apresentar maior dificuldade de desenvolvimento no processo de aprendizagem mas poucos estudos relacionam a dificuldade da escrita com anomalias da visão. Sabendo que a visão é uma importante fonte de informação e de aprendizagem, sendo que 80% do conhecimento é captado pelos olhos e sabendo que a sintomatologia provocada por distúrbios da função visual pode influenciar negativamente a performance escolar, colocam-se as seguintes questões: 1) Será que anomalias da função visual contribuem para uma maior dificuldade no desempenho da escrita? 2) Será que a diminuição de uma função visual como a acuidade visual, a convergência, a acomodação, a estereopsia, ou o desequilíbrio oculomotor e os erros refrativos ao causar uma deficiente visão funcional, contribuem para a existência de uma maior disortografia?