Browsing by Author "Rocha, Marcus Ferron"
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- Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de LisboaPublication . Rocha, Marcus Ferron; Piteira, Margarida CrócaA capacidade de gerar ideias originais para a inovação de processos, produtos e serviços tem sido proclamada como a chave para as organizações obterem e manterem vantagens competitivas. O objectivo geral do presente trabalho visa identificar e compreender as características do potencial criativo, através dos alunos do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Partiu-se de alguns estudos já realizados em ambiente académico (Piteira, 2016; 2018) que inspiraram tanto à operacionalização do modelo de análise, como à circunscrição do campo empírico. Assim, a dimensão do potencial criativo relacionou a variável da motivação dos alunos para a criação e gestão de novos negócios, como orientação estratégica futura do seu próprio emprego. Selecionaram-se duas escolas do grupo IPL: O Instituto de Contabilidade e Administração (ISCAL) e a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). O estudo assumiu a natureza qualitativa, num espírito de investigação exploratória. Assim, seguiu-se a abordagem metodológica do estudo de caso, sendo realizado um estudo piloto no ISCAL; o qual se constituiu, posteriormente, no primeiro estudo desta investigação. A principal técnica de recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada, completando-se com análise documental e informação retirada dos websites das duas escolas; procedendo-se posteriormente à respectiva análise de conteúdo. Os dois casos foram analisados e comparados. Os principais resultados demonstram que os determinantes do potencial criativo dos alunos do grupo do IPL estão fundamentados no pensamento abrangente e no conhecimento técnico dos estudantes, que aspiram um ambiente académico integrado, socializado e com atividades que estimulem às diversas formas de raciocínio, são motivados por interesses pessoais e buscam empreender com visão estratégica, assumindo uma liderança pró-ativa. O presente trabalho encerra por discutir as implicações deste tipo de estudos, bem como apresenta sugestões para o futuro das investigações nesta problemática.