Browsing by Author "Rocha, Ana Clara Ferreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scopePublication . Rocha, Ana Clara Ferreira da; Brito, RitaO presente relatório surge com o objetivo de dar a conhecer de forma refletida o trabalho desenvolvido num jardim-de-infância, no âmbito da prática profissional supervisionada em jardim-de-infância, e que decorreu entre setembro de 2016 e janeiro de 2017. Esta prática está inserida no plano de estudo do Mestrado em Educação Pré-Escolar acreditada pela Escola Superior de Educação de Lisboa. A Metodologia de Trabalho de Projeto manifestou-se ao longo de toda a prática como uma abordagem para a participação das crianças na sua aprendizagem, pelo que se tornou numa problemática emergente, investigada e refletida no presente relatório. Através da metodologia qualitativa procurei perceber de que forma esta contribui para o conhecimento científico das crianças bem como o impacto que a estrutura da rotina diária tem para a realização do trabalho de projeto. Como principais resultados ressalvo que a MTP é efetivamente uma abordagem participativa no sentido em que parte do que as crianças querem saber para o que ficaram a saber, através da pesquisa e do planeamento de tarefas. A rotina diária influencia a aplicação desta metodologia no sentido em que é organizadora do dia-a-dia e das atividades das crianças, ao mesmo tempo que impossibilita momentos mais espontâneos de aprendizagens significativas. Apesar disto, importa referir a importância do/a educador/a como alguém que ajusta a rotina e o planeamento diário aos interesses das crianças. A estrutura do trabalho consiste numa síntese crítica e refletida de todo o processo no que toca à observação, planeamento e avaliação da prática pedagógica, aliado à resposta da investigação proposta. Para tal, apresenta-se uma reflexão sobre o contexto socioeducativo que resultou na definição de intenções específicas para a ação pedagógica, cuja intervenção e avaliação se apresenta por meio de uma reflexão, evidenciando as situações mais relevantes que melhor expressem o trabalho desenvolvido. A construção da profissionalidade, inerente a todo o processo e cujo presente relatório se constitui como uma importante contribuição, apresenta-se no último capítulo com o intento de refletir sobre a identidade profissional.