Browsing by Author "Ribolhos, Madalena Nunes"
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- Instrumentos “reguladores” numa sala de pré-escolar: da participação da criança à autorregulação e aprendizagemPublication . Ribolhos, Madalena Nunes; Friães, RitaO relatório que se apresenta é o resultado de um processo de análise crítica e reflexiva sobre os trajetos de prática e de investigação sobre a prática vivenciados no âmbito da Unidade Curricular (UC) da Prática Profissional Supervisionada (PPS) – módulo II -, incluído no currículo do Mestrado de Educação Pré-Escolar, a qual decorreu num contexto de Jardim de Infância (JI), numa sala com 24 crianças com 3 anos de idade (sala 1jd), ao longo de aproximadamente seis meses. Partindo de um processo de observação, apresenta-se uma caracterização do contexto socioeducativo, das intenções que orientaram a prática educativa no decorrer deste percurso, bem como os princípios e moldes que nortearam a avaliação de toda a ação pedagógica. A partir da observação da rotina do grupo, foi possível analisar que as crianças ao utilizarem instrumentos “reguladores”, diariamente, tinham um papel ativo e responsável no planeamento do seu dia e do seu currículo. Com efeito, surgiu o interesse de realizar uma investigação centrada na implementação e utilização de instrumentos “reguladores1”, pelas crianças, designadamente “mapa do amigo do dia”, “mapa da escolha” e “plano do dia”, com os seguintes objetivos: i. Conhecer com que intencionalidade(s) são implementados os instrumentos “reguladores” pela equipa educativa; ii. Analisar de que forma é que se reflete na prática da equipa educativa a visão da agência da criança; iii. Identificar o(s) papel(eis) do papel do adulto na implementação dos instrumentos “reguladores” (“mapa da escolha”, “mapa do amigo do dia” e “plano do dia”); iv. Caracterizar a forma como as crianças utilizam os instrumentos “reguladores”; v. Analisar de que forma o processo de utilização dos instrumentos “reguladores” pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Em termos metodológicos, e atendendo aos objetivos definidos, optou-se por seguir uma abordagem qualitativa ou interpretativa, assente na metodologia de estudo de caso. Para a recolha de dados recorreu-se a diferentes técnicas e instrumentos, designadamente à observação direta participante através do registo de notas de campo e gravações em formato áudio de momentos chave da rotina do grupo, posteriormente transcritas, à observação indireta, através da realização de entrevistas semi-diretivas aos elementos da equipa educativa da sala 1jd e a uma análise documental. Os dados reunidos foram submetidos a um tratamento distinto. Com efeito, os dados qualitativos foram tratados através da técnica de análise de conteúdo e os dados quantitativos foram submetidos a uma análise estatística descritiva (contagem e distribuição de frequências). A análise da informação recolhida revela que a utilização dos três instrumentos, pelas crianças, influenciou a sua participação e autorregulação, designadamente na tomada de decisões, na comunicação com o outro, no aceitar decisões e conseguir esperar pela sua vez. Com efeito, os dados recolhidos sustentam a ideia de que a participação e autorregulação se encontram em constante desenvolvimento e aprendizagem na vida das crianças, sendo um processo contínuo. Ao longo deste processo, destaca-se o papel da equipa educativa, na medida em que apoia e estimula as crianças, dando-lhes, igualmente, espaço e oportunidade para terem poder e voz ativa no seu desenvolvimento e aprendizagem. Sendo o presente relatório o culminar de um percurso formativo, apresenta-se ainda uma reflexão sobre a construção da minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância.