Browsing by Author "Ribeiro, Sara Guedes"
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- Os Impactos do Employer Branding na retenção de talentos em contexto de pandemia - Estudo de caso de empresa Mota-EngilPublication . Ribeiro, Sara Guedes; Sotomayor, Ana MariaA pandemia coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) está associada a um elevado grau de incerteza, medo e imprevisibilidade. As empresas passaram a conhecer uma nova realidade, foram obrigadas a alterar rotinas de trabalho e, consequentemente, o comportamento corporativo alterou-se. O mercado de trabalho é caracterizado pela conhecida “guerra por talento”, fazendo com que as organizações considerem que, mais do que atrair, é importante reter colaboradores talentosos e comprometidos com a organização. O investimento no employer branding ganha especial relevância num contexto de pós pandemia, caracterizado uma elevada volatilidade do mercado de trabalho. Para avaliar essa importância efetuou-se uma revisão de literatura sobre as temáticas em análise e um estudo empírico através da realização de uma entrevista e da aplicação de um questionário a uma empresa no setor da engenharia e construção em Lisboa. Assim, será possível analisar os impactos que a pandemia Covid-19 teve no modo como o employer branding pode influenciar a retenção de talento dentro de uma organização. Os resultados provenientes da análise das respostas ao questionário, evidenciam uma relação positiva entre o employer branding e o compromisso organizacional e ambos estão negativamente associados às intenções de saída, pelo que contribuem para a retenção de talento dentro das organizações. Através do contributo da entrevista foi possível completar os resultados provenientes do questionário, acrescentando a visão da empresa. Assim, conseguiu-se perceber como é que a empresa se reorganizou para conseguir aproveitar as novas oportunidades e ameaças no âmbito da retenção de talento.