Browsing by Author "Ribeiro, Catarina Lopes"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A criatividade no processo de composição coreográficaPublication . Ribeiro, Catarina Lopes; Marques, Ana SilvaResultado de uma investigação e reflexão acerca do cruzamento entre os processos criativos desenvolvidos pelos teóricos da psicologia recente e a composição coreográfica como um processo criativo inerente à produção de objetos artísticos na área da dança, esta apresentação relata a aplicação no terreno de estratégias e metodologias inerentes ao desenvolvimento do processo e do sujeito criativo, procurando clarificar domínios e articular ideias, que permitissem uma abordagem mais aprofundada e fundamentada daquilo que se constitui como um processo mental na composição coreográfica, concretizado no âmbito do Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança pela Escola Superior de Dança (Instituto Politécnico de Lisboa).
- As técnicas de promoção da criatividade aplicadas ao ensino da criação coreográfica nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Ribeiro, Catarina Lopes; Garcia, VítorO estudo da psicologia da criatividade tem colocado a questão da educação e das artes no topo da discussão acerca dos processos criativos. Na perspetiva de melhorar a educação atual, bem como na expectativa de formação de indivíduos capazes de responder às necessidades do mundo contemporâneo, a psicologia da educação, da aprendizagem e do desenvolvimento têm acompanhado a evolução dos estudos. Por outro lado, sendo as artes um domínio propício aos ambientes criativos, estas tornam-se, evidentemente, o centro da discussão, carenciados ainda hoje em dia de uma consistente fundamentação teórica. No sentido de melhorar a compreensão acerca dos processos criativos, e perceber qual a ligação entre o indivíduo, o seu ambiente e o processo interno que dá origem ao objeto artístico, o estudo da confluência entre a dança e a criatividade tem surgido cada vez mais, em Portugal. Esta investigação contempla uma análise do campo onde irá decorrer a investigação centrada num cruzamento entre o universo da adolescência e os campos da motivação e noção de auto-eficácia, a explanação das diferentes teorias da criatividade desenvolvidas no âmbito da educação e da aprendizagem pelos teóricos Amabile, Sternberg e Lubart, Csiksentmihalyi, a compreensão do que consiste a dança contemporânea e a improvisação, dos processos criativos em dança descritos por Smith-Autard e Twyla Tharp, bem como a análise do processo criativo em composição coreográfica e a pesquisa e aplicação de diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da criatividade. É neste enquadramento teórico que se desenvolverá o processo criativo, se sustentarão as estratégias e abordagens à dança contemporânea, sem descurar a pesquisa nas técnicas de dança, cruzando domínios de forma transdisciplinar, que permitam a construção de um objeto artístico. O relatório final de estágio aqui apresentado insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino da Dança, na Escola Superior de Dança, e visa a obtenção do grau de mestre em ensino da dança, mediante a realização de um projeto pedagógico de leccionação na área da dança contemporânea, com desenvolvimento do estudo da criatividade e da composição coreográfica, aplicado a alunos do 3º e 4º anos do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão. O relatório de estágio tem como título “As técnicas de estimulação da Criatividade aplicadas à Criação Coreográfica nos alunos do 3º e 4º ano do Ensino Artístico Especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão” e está organizado em 5 capítulos. O primeiro capítulo é a secção introdutória, que define a identificação do problema da investigação, a justificação do estudo e a contextualização da realidade que receberá este projeto. É no segundo capítulo que se encontra a revisão da bibliografia, que engloba diversos temas, fornecendo um enquadramento teórico para a problemática. O capítulo número 3 descreve as metodologias e procedimentos utilizados durante o processo e o 4º refere-se ao estágio realizado, e análise das diferentes etapas e das estratégias pedagógicas implementadas. A quinta e última secção deste trabalho é o capítulo que contempla a reflexão final de todo este processo. A problemática abordada neste projeto está directamente relacionada com o grupo onde vai ser aplicado, alunos entre os 12 e os 14 anos, do ensino artístico especializado de dança. O grupo, com características específicas da faixa etária em que se insere, desenvolve, no âmbito do 3º ciclo do curso básico de dança, um trabalho ao nível da criação coreográfica. A permanente pesquisa de movimento e de relações, a construção de objetos coreográficos e o trabalho de dramaturgia da dança povoam as aulas regulares em que os alunos se envolvem. Através do estudo, da criação da ferramenta pedagógica “Cartas para o desenvolvimento da Tua criatividade” e aplicação de estratégias de promoção da criatividade, que se baseiam na compreensão dessa mesma criatividade e do processo criativo em dança, criar-se-á um objeto artístico e coreográfico.