Browsing by Author "Ribeiro, Ana Isabel Almeida de Andrade"
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- Níveis de literacia em saúde de estudantes em cursos de saúdePublication . Ribeiro, Ana Isabel Almeida de Andrade; Eiras, Margarida; Pedro, Ana RitaA Literacia em Saúde (LS) é um conceito fundamental para um papel mais ativo por parte dos cidadãos quando estes são confrontados com assuntos de saúde. Atualmente, a evidência científica é consistente e estão fortemente documentadas as consequências de possuir níveis inadequados de LS. A LS é um assunto relevante na investigação e a crescente preocupação também se refletiu no aumento das investigações centradas nos estudantes do ensino superior. Os estudantes em cursos de saúde são os futuros profissionais de saúde e serão, em grande parte, os responsáveis pela educação e promoção em saúde dos utentes com quem irão trabalhar, por isso, é essencial que possuam níveis de LS adequados à exigência da sua profissão. Foram elaborados dois artigos no âmbito de compreender os níveis de LS dos estudantes, principalmente os da área da saúde. Uma revisão sistemática da literatura permitiu reunir a informação, até hoje publicada, sobre este tema e possibilitou a resposta à pergunta “Quais os níveis de LS da população estudante do ensino superior e quais os seus possíveis determinantes?”. O segundo artigo consta num estudo observacional e transversal, com o objetivo de fornecer resultados sobre os níveis de LS dos estudantes do ensino superior, em cursos de saúde das universidades de Lisboa. Em Lisboa, os níveis de LS dos estudantes do ensino superior que frequentam cursos de saúde não são os desejados, uma vez que 42,3% apresentam níveis de literacia geral em saúde problemáticos ou inadequados. É fundamental não negligenciar estes resultados, e perceber que também os futuros profissionais de saúde carecem de competências essenciais, como a LS. Também se concluiu que a LS é determinada por fatores sociodemográficos, principalmente a situação económica e o ano de curso.