Browsing by Author "Reis, Carla Alexandra Amaral de Almeida"
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- Satisfação dos utentes de uma Unidade Funcional de Cardiologia de um centro hospitalar da área de LisboaPublication . Reis, Carla Alexandra Amaral de Almeida; Eiras, Margarida; Almeida, Maria de FátimaIntrodução: Atualmente a qualidade dos serviços de saúde tem recebido renovada atenção, sendo essencial para a eficácia da cobertura universal da saúde e a melhoria da vida dos cidadãos. Avaliando o grau de satisfação dos utentes, torna-se possível identificar áreas que necessitam de melhorias, propor soluções para os problemas existentes e adequar os serviços de saúde às necessidades e expectativas dos cidadãos. Objetivos: Conhecer o grau de satisfação dos utentes de uma Unidade Funcional de Cardiologia num Centro Hospitalar da área de Lisboa e verificar se existem associações entre a satisfação e algumas variáveis sociodemográficas. Métodos: Realizou-se um estudo prospetivo, transversal, descritivo-correlacional, utilizando uma perspetiva quantitativa. Foi utilizado um questionário como técnica de recolha de dados, aplicado a 142 utentes. O questionário engloba quatro dimensões: experiência prévia na Unidade, admissão e receção da Unidade, atendimento dos profissionais de saúde e condições físicas das instalações da Unidade. Resultados: A análise dos dados indicou uma avaliação global situada entre o “Muito Bom” e o “Excelente” relativamente ao grau de satisfação dos utentes em relação aos serviços prestados pela Unidade Funcional de Cardiologia. A dimensão com maiores níveis de satisfação foi “atendimento dos profissionais de saúde” e a dimensão “condições físicas da Unidade” obteve as avaliações mais baixas. Os resultados obtidos mostraram que as variáveis sociodemográficas não possuem qualquer influência sobre o grau de satisfação global dos utentes. Conclusão: Os utentes estão muito satisfeitos com os cuidados de saúde prestados pela Unidade Funcional de Cardiologia. Avaliar o grau de satisfação dos utentes é essencial para medir a qualidade dos cuidados. Recomenda-se uma monitorização frequente da satisfação dos utentes para promover a melhoria contínua.