Browsing by Author "Reis, Carina de Jesus Magueijo dos"
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- Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjuntaPublication . Reis, Carina de Jesus Magueijo dos; Fuertes, Marina; Fernandes, IsabelA criança desenvolve as suas “ideias fundamentais sobre o mundo, sobre si próprio e sobre os outros” (Bowlby, 1969) através da interação que estabelece com os seus principais cuidadores nos seus contextos de vida naturais. A criança com atraso global do desenvolvimento (i.e., elegível para os serviços de Intervenção Precoce em Portugal) pode necessitar de apoio para ser autónoma nas suas rotinas diárias, para estabelecer relações seguras, fazer amizades, brincar com os seus pares, aprender, participar e fazer escolhas nos seus contextos de vida, podendo o profissional de Intervenção Precoce ser um facilitador destas interações. Neste estudo pretendeu-se estudar a forma como este profissional atua e comunica com as crianças, em idade pré-escolar, abrangidas pela Intervenção Precoce, durante uma atividade lúdica de construção conjunta, assim como comparar estas formas de atuação e de comunicação com as educadoras de infância e mães. Para o efeito, o comportamento interativo e comunicativo dos profissionais de Intervenção Precoce, educadoras de infância e mães foi observado, na mesma situação lúdica durante 20 minutos enquanto construíam um produto à sua escolha com os materiais disponibilizados na mala Tandem. Participaram 48 díades adulto-criança, distribuídas por: i) 10 díades profissionais de Intervenção Precoce-crianças com atraso global do desenvolvimento, ii) 20 díades educadoras de infância-crianças com desenvolvimento típico, e iii) 18 díades mães-filhos(as) com desenvolvimento típico. Todas as crianças tinham idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Os resultados indicam que as profissionais de Intervenção Precoce se expressam mais com perguntas de processo, sugestões e elogios, relativamente às educadoras e às mães, e reagem mais frequentemente às emoções e comportamentos da criança, dão feedback positivo e respeitador, e apoiam menos as iniciativas da criança sem intromissões. Espera-se que este estudo contribua para o debate social e científico acerca do papel do profissional de Intervenção Precoce no desenvolvimento da criança e enquanto seu cuidador significativo.