Browsing by Author "Reis, Beatriz Pinheiro dos"
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- A promoção da autonomia numa sala de pré-escolar high scope: espaços, tempos e estratégiasPublication . Reis, Beatriz Pinheiro dos; Friães, RitaO presente relatório tem como objetivo retratar, de modo reflexivo, o percurso enquanto educadora-estagiária, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), que decorreu numa organização de Ensino Particular e Cooperativo, na zona de Cascais, que assenta a sua intervenção no modelo High Scope, com um grupo constituído por 19 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. O documento que se apresenta está organizado de forma a espelhar o processo de intervenção, em torno das seguintes dimensões: a caracterização de uma ação educativa contextualizada, a análise reflexiva da intervenção, a investigação desenvolvida, a construção da profissionalidade docente como educadora de infância em contexto. A investigação levada a cabo, decorrente da prática, intitulada: “A promoção da autonomia numa sala de pré-escolar High Scope: espaços, tempos e estratégias”, emergiu das observações efetuadas nos primeiros dias de imersão na prática. O objetivo central foi o de compreender de que forma é promovida a autonomia das crianças numa sala de Jardim de Infância orientada pelo modelo High Scope, procurou-se em particular: (i) Caracterizar a visão da educadora sobre a autonomia das crianças; (ii) Analisar de que forma a organização do ambiente educativo pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia; (iii) Sinalizar e caracterizar estratégias implementadas pela equipa educativa para promover o desenvolvimento da autonomia; (iv) Analisar o papel do adulto no desenvolvimento da autonomia. A autonomia da criança é uma dimensão privilegiada no contexto High Scope em análise, procurando-se transmitir confiança e segurança à criança, respeitando-a e valorizando-a. Com efeito, os resultados obtidos na investigação contribuem para realçar a importância da participação das crianças, desafiando-as e incentivando-as, colocando em evidência a importância de criar um ambiente educativo promotor de autonomia. Para tal, torna-se relevante ter-se em consideração os tempos, espaços e recursos, bem como a implementação de estratégias facilitadoras do desenvolvimento das crianças, o que só é possível se os adultos pretenderem promover a autonomia das mesmas e não a inibir.