Browsing by Author "Redondo, Linda"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação digital em ambiente de incerteza: a crise pandémica como fator de aproximação dos candidatos ao ensino superiorPublication . Silva, Clara Santos; Redondo, Linda; Nunes, Marco; Glória, VanessaA crise pandémica do SARS-CoV-2, que colocou Portugal, em março de 2020, em estado de emergência, trouxe mudanças e desafios ao quotidiano de todos, a vários níveis. Em resposta às novas circunstâncias, as instituições de ensino superior adaptaram-se a esta realidade com a definição de novas estratégias de captação de candidatos ao ensino superior e divulgação da oferta formativa, nos meios digitais. As atividades destinadas aos estudantes do ensino secundário, inicialmente planeadas para meios físicos, por exemplo, a Futurália, foram transpostas para o mundo virtual. Este artigo divide-se em duas partes. A primeira parte contextualiza o uso das novas tecnologias na estratégia de comunicação, com o objetivo de aproximar as instituições de ensino superior dos principais stakeholders. Na segunda parte, apresenta-se a iniciativa “IPL Open Days”, do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Lisboa, campanha online nas redes sociais facebook e instagram, com o propósito de divulgar a oferta formativa da instituição e dar a conhecer as 6 escolas e 2 institutos superiores. Durante quatro semanas, os candidatos participaram em sessões interativas, com professores e estudantes, visitas virtuais às escolas, vídeos de testemunhos de estudantes sobre várias temáticas, jogos, com direito a prémios, sob o mote #FicaEmCasa.
- A comunicação estratégica como fator de aproximação entre instituições de ensino superior e a sociedade: a experiência do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de LisboaPublication . Glória, Vanessa; Silva, Clara Santos; Redondo, Linda; Nunes, MarcoNos últimos anos assistimos à alteração do modelo de gestão das Instituições de Ensino Superior (IES), com destaque para o desenvolvimento e relevância do papel da comunicação. A adaptação à nova realidade, mais competitiva e exigente, marcada pela massificação do ensino, leva à adoção de um modelo de gestão mais empresarial. A missão das IES, inicialmente muito centrada na produção e difusão do conhecimento, passou a privilegiar também a formação integral do indivíduo, a promoção da cidadania e da relação ativa das IES com a sociedade. A comunicação estratégica é uma aliada no cumprimento deste novo desafio. Deste modo, as ações de comunicação são planeadas e implementadas não só de acordo com os princípios de ensino, investigação, mas também cada vez mais na relação com a comunidade. Neste contexto, os profissionais de comunicação assumem-se nas IES como importantes facilitadores na relação entre a organização e os seus diferentes públicos. Este artigo divide-se em duas partes. A primeira parte contextualiza a comunicação estratégica nas IES e o uso das novas tecnologias. Na segunda parte, apresentam-se algumas das iniciativas do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL, na estratégia de comunicação com as IES, com enfoque nos Países e Regiões de Língua Portuguesa e com a sociedade. Conferências internacionais coorganizadas, o vídeo institucional, o website e as redes sociais, são exemplos da comunicação entre IE’S. A plataforma digital “Agenda Cultural”, mostra de eventos de iniciativa própria, ou em parceria, que integra as escolas e institutos superiores do IPL, sobretudo as de artes; e a relação com a UNISBEN – Universidade Intergeracional de Benfica, através do acolhimento e divulgação dos trabalhos artísticos, desenvolvidos por seniores locais, são alguns dos veículos de aproximação e envolvimento com a comunidade local, que fazem do Politécnico de Lisboa, um importante agente cultural da cidade de Lisboa.