Browsing by Author "Raposo, Joana Isabel Ramos"
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- O recriar da obra “Carmen”, de Bizet, no âmbito da disciplina de Oficina Coreográfica, com os alunos do 3º ciclo do Conservatório de Dança do Vale do SousaPublication . Raposo, Joana Isabel Ramos; Marques, Ana SilvaO presente Relatório de Estágio resultou de um processo de formação realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, na sequência de uma prática pedagógica materializada no âmbito de um Estágio profissionalizante desenvolvido no ano letivo de 2016/2017, no Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º Ciclo de ensino, mais especificamente do 5º ano de Ensino Especializado de Dança (9º ano de ensino regular), na disciplina de Oficina Coreográfica. No que respeita à temática subjacente ao Estágio pretendeu-se recorrer à ópera “Carmen” de Bizet, como estímulo para o desenvolvimento das competências criativas, skills técnicos e capacidades interpretativas dos alunos participantes da amostra, pretendendo-se recriar um produto coreográfico de acordo com a obra artística referenciada. No desenvolvimento do Estágio, esteve implícito o Programa Curricular da disciplina e em simultâneo, optou-se por uma abordagem metodológica de ensino baseada em cinco estímulos específicos (auditivo, visual, tátil, cinestésico e ideacional) de acordo com as premissas da autora Smith-Autard. Desta forma, procurou-se adotar estratégias de ensino de composição coreográfica, privilegiando a abordagem exploratória do movimento, com base em estímulos específicos, com o intuito de compor produtos coreográficos por parte dos alunos, procurando-se atingir os objetivos específicos em que se pretendia: a promoção do desenvolvimento criativo através da improvisação e criação de movimento; desenvolvimento de um processo criativo através da criação, adaptação e transformação de movimentos como resultado da manipulação dos conteúdos de movimento e composição coreográfica; e consolidação da capacidade observação/reflexão crítica com vista ao desenvolvimento das capacidades expressiva e interpretativa dos alunos. Como resultado final, apresentou-se publicamente na Escola Cooperante o trabalho de recriação, sendo o mesmo denominado “Carmen de Bizet” sob a forma de uma ‘short version’. No decorrer do trabalho de investigação-ação recorreu-se a grelhas de observação e diários de bordo como instrumentos de recolha de dados, assim como a gravações audiovisuais e registos fotográficos, permitindo uma constante análise das estratégias e metodologias de ensino aplicadas.