Browsing by Author "Quintas, Rui Miguel Janes"
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- Vantagens e desvantagens do ensino das técnicas de quatro baquetas para instrumentos de lâminas nas escolas de música portuguesasPublication . Quintas, Rui Miguel Janes; Buckley, Charles Richard; Quintas, Élia JanesResumo I - Prática Pedagógica - O estágio pedagógico, objectivo inerente a esta importante secção, realizou-se no Conservatório de Música da Metropolitana da AMEC | Metropolitana, em Lisboa. Inicialmente caracteriza-se esta estrutura quanto à história, estrutura e objetivos pedagógicos. O estudo da população escolar e a sua distribuição abordou-se de forma aprofundada, dissecando matematicamente a distribuição da mesma pelos diferentes cursos disponibilizados pela escola, pela faixa etária dos alunos e pelo plano curricular onde os mesmos se inserem. Seguidamente optou-se por uma caracterização descritiva dos alunos integrantes da amostra, sob a qual o trabalho se realizou, expondo tanto os seus níveis musicais como a suas situações curricular e sociológica. Analisaram-se as suas perspetivas e motivações, contrastando-as com a abordagem do pensamento epistemológico. Na parte orientada para a pedagogia desenvolvida incide-se substancialmente nos níveis metacognitivos e motivacionais intrínsecos de cada aluno, tal como nos objetivos, metas e estratégias previamente delineados de forma ao melhor desempenho destes. O capítulo seguinte relaciona-se com a análise crítica da atividade docente. Apresenta-se primeiro, uma exposição metodológica do trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo dos três períodos letivos, utilizando-se uma forma pormenorizada para a fácil compreensão da situação curricular dos alunos. Posteriormente optou-se por apresentar uma crítica analítica, abordando de sobremaneira a ótica tanto do aluno como do mestrando na apresentação e resultados da pedagogia aplicada, demonstrando-se a eficácia dos métodos pedagógicos escolhidos, assim como a recetividade e assimilação dos mesmos por partes dos alunos. Conclui-se, depois de uma sustentada introspeção, que a realização deste relatório e das ações que lhe estão subjacentes permitiu a revisão e a consistência de conceitos didáticos anteriormente assimilados, assim como a melhoria da postura na futura atividade docente. A autoavaliação inerente ao trabalho desenvolvido constituiu-se como alavanca na melhoria continuada do papel de professor e na capacidade de análise de cada aluno, permitindo uma reflexão individual e centrada nas suas características intelectuais e psicomotoras do desenvolvimento.