Browsing by Author "Querido, Ana Cristina Pedro Pereira da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Fatores contributivos para a boa inserção de uma criança com NEE em JIPublication . Querido, Ana Cristina Pedro Pereira da Silva; Toledo, LeonorO presente relatório enquadra-se no estágio realizado em contexto de jardim de infância (JI), numa sala constituída por 21 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Nesta sala está incluída uma criança com NEE, diagnosticada com Síndrome de Angelman. Este estudo incide na análise, fundamentação e reflexão do trabalho efetuado durante a Prática Profissional Supervisionada II. Tem como principal intenção apresentar a caraterização do contexto da prática pedagógica e compreender “que fatores contribuem para a boa inserção escolar de uma criança com NEE em JI”. Recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, tendo como abordagem interpretativa o estudo de caso. Todo o relatório tem por base o Movimento da Escola Moderna, refletindo essencialmente sobre a importância da inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), com o objetivo de procurar integrar a prática e a observação cuidada, no sentido de conhecer e compreender o contexto educativo, e as perceções de cada um sobre o processo de inclusão da criança com NEE. Perceber também qual o papel do adulto e dos pares na sua participação ativa no JI. Neste sentido, justifiquei todas as minhas escolhas pedagógicas e metodológicas com base nos meus registos diários e nas minhas reflexões semanais que resultaram da minha observação, e ainda com fundamentação teórica com base em literatura especifica. Foi realizada ainda uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante de forma a conhecer quais as perceções da mesma em relação ao processo de inclusão desta criança no JI. Possibilitou ainda o desenvolvimento de um percurso que se refletiu na construção de novas aprendizagens e na estrutura da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância.