Browsing by Author "Pires, Ana Margarida Gomes"
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- Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Pires, Ana Margarida Gomes; Luz, CarlosEste relatório foi realizado como parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico entre março e junho de 2015, com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório configura-se como um documento descritivo e reflexivo de toda a prática pedagógica. Todo o trabalho é sustentado por um referencial teórico que permitiu definir as premissas do período de intervenção, as estratégias e metodologias da prática pedagógica e de todo o processo de análise e reflexão. Neste relatório, adquire especial importância o estudo sobre a prática dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico relativamente à Expressão e Educação Físico-Motora. Os objetivos do referido estudo visaram perceber as práticas dos professores do relativamente à Expressão e Educação Físico-Motora, determinando o perfil do professor lecionante, verificar a qual a importância que os professores atribuem à mesma, quando comparada com as restantes áreas nucleares, identificar as barreiras que condicionam/limitam a lecionação da Expressão e Educação Físico-Motora e, por fim, compreender se as referidas barreiras se relacionam com o tempo de serviço dos professores. Os resultados obtidos sugerem que não existe um perfil de professor lecionante da Expressão e Educação Físico-Motora. Conclui-se, também, que a motivação pessoal, a prática de Atividade Física anterior, a existência de Atividades de Enriquecimento Curricular, a importância que a escola e o agrupamento atribuem à Expressão e Educação Físico-Motora, são as principais barreiras que impedem e/ou limitam a lecionação da mesma. Os resultados indicam que a falta de conhecimento e a falta de tempo são as barreiras que apresentam correlações com o tempo de serviço dos professores.