Browsing by Author "Pinto, Vanessa Anacleto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto das condições de produção na escrita de textos narrativosPublication . Pinto, Vanessa Anacleto; Estrela, AntóniaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. No trabalho é feita uma descrição sintética das práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB. Apresenta-se, ainda, um estudo desenvolvido durante a prática do 2.º CEB, subordinado ao tema o impacto das condições de produção na escrita de textos narrativos. Esta investigação visa perceber se o tipo de tarefa e se o ano letivo têm implicações na qualidade das produções de textos narrativos. Para o estudo optou-se por uma metodologia de natureza mista, essencialmente qualitativa, mas havendo também o recurso a metodologia quantitativa. Foram analisados textos narrativos escritos por alunos do 5.º e do 6.º ano sob diferentes condições de produção, de acordo com quatro categorias propostas por Santos e Barrera (2015), que realizaram um estudo semelhante, mas noutro contexto. Os principais resultados apontam para o facto de as condições de produção terem impacto na qualidade dos textos narrativos. Assim, os textos com melhor qualidade dizem respeito a produções de alunos que tiveram como condições de produção uma sequência de imagens que remetem para a existência de um conflito e uma situação-problema. A presença de sugestão de conflito parece ser, então, um elemento que favorece a qualidade e complexidade dos textos. Em relação à comparação entre os dois anos de escolaridade, a diferença revelou-se insignificante, existindo, apenas, uma ligeira percentagem de textos com melhor qualidade, do ponto de vista da estrutura da narrativa, no 6.º ano.