Browsing by Author "Pinto, Rita Tavares"
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- Estratégias de promoção de comportamentos autorregulatórios das criançasPublication . Pinto, Rita Tavares; Simões, AnaO presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer a realidade do cenário que vivenciei durante quatro meses e cujas experiências contribuíram para a promoção da aquisição de conhecimentos teóricos e práticos relativos à Educação de Infância, essencialmente sobre a valência de jardim-de-infância. Constitui-se como um trabalho reflexivo sobre a prática que desenvolvi, enquanto futura educadora, com um grupo de vinte e cinco crianças entre os dois e os cinco anos. É apresentada uma caracterização do contexto educativo, que complementa as intenções pedagógicas definidas e a avaliação das mesmas ao longo da intervenção. Posteriormente, é evidenciada a problemática de investigação, focada na ação do/a educador/a em momentos de promoção de comportamentos autorregulatórios nas crianças, e para a qual foi realizada uma revisão de literatura pertinente, adequada e atual, de modo a aprofundar os conhecimentos sobre o tema e a auxiliar-me na consolidação de estratégias conducentes à concretização das minhas intenções pedagógicas. Posteriormente, são apresentados os resultados sobre a investigação e a prática, onde se encontram espelhados os progressos realizados pelas crianças. A utilização de estratégias promotoras de capacidades autorregulatórias de forma positiva depende não só do momento em causa, mas também do temperamento da criança e do adulto. É, por isso, necessário que o/a educador/a tenha em mente a caracterização de cada criança e do grupo, conceba um reprtório de estratégias que se adeque às fragilidades apresentadas, reajustando, sempre que necessário, a sua ação mediadora, e compreenda que este processo decorre ao longo do tempo. Por fim, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a construção da profissionalidade docente e o impacto que as intervenções realizadas em valência de creche e de jardim-de-infância tiveram na (re)construção da mesma.