Browsing by Author "Pinto, Maria Borges da Gama Cortez"
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- Uma proposta metodológica somática para o conhecimento incorporado a partir das técnicas de dança contemporânea para os estudantes do 5º e 6º grau do ensino artístico especializado da dança da Escola Luís António VerneyPublication . Pinto, Maria Borges da Gama Cortez; Rijmer, SylviaO Relatório de Estágio apresenta a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED) da Escola Superior de Dança de Lisboa (ESD). O Estágio realizado com os estudantes do 5.º e 6.º ano do Ensino Artístico Especializado da Dança (EAED), da Escola Básica e Secundária Luís António Verney (EBSLAV), em Lisboa, no ano letivo de 2023/2024, teve como objetivo desenvolver as competências técnicas e criativas dos estudantes, integrando uma abordagem somática em técnicas de Dança Contemporânea para promover o conhecimento incorporado. A metodologia de investigação, de caráter qualitativo e baseada na investigação ação, foi estruturada em três fases: observação, participação acompanhada e lecionação autónoma. As atividades seguiram três etapas principais: introdução e exploração dos conceitos somáticos e técnicos, adaptação às necessidades pedagógicas da escola, e uma fase final focada na experimentação e singularidade dos estudantes, envolvendo a exploração subjetiva, o desenvolvimento técnico e a reflexão crítica. A recolha de dados incluiu o diário de bordo, as reflexões escritas dos estudantes, questionários e gravações em vídeo, permitindo uma avaliação contínua ao longo do processo. Os resultados mostraram uma melhoria significativa na consciência corporal dos estudantes, com avanços no alinhamento dinâmico e funcional, no uso eficiente da gravidade e na perceção sensorial. O reconhecimento anatómico aprimorou a organização do corpo dançante, favorecendo a execução técnica mais precisa e expressiva. Pelo incentivo à exploração de novas formas de movimento e expressão autónoma, a interação corpo-mente mostrou-se fundamental para o progresso criativo dos processos de aprendizagem dos estudantes. Apesar da implementação breve, os estudantes demonstraram um acesso cada vez mais consciente à integração corpo-mente, o que revelou o seu potencial criativo. Esta abordagem ampliou a capacidade de escuta e resposta corporal dos estudantes, potencializando, simultaneamente, a sua versatilidade técnica e criativa na Dança. Conclui-se que o Estágio demonstrou a eficácia das metodologias somáticas no desenvolvimento técnico e criativo dos estudantes, promovendo a sua autonomia enquanto futuros agentes da Dança e fortalecendo a confiança no processo criativo. Esta abordagem revelou-se valiosa para uma aprendizagem aberta a práticas reflexivas, preparando os estudantes para enfrentar os desafios da Dança Contemporânea com maiores esclarecimentos, versatilidade e sensibilidade artística