Browsing by Author "Pinto, Joana Marques"
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- Grupos heterogéneos em creche e jardim-de-infância: os benefícios no desenvolvimento da criançaPublication . Pinto, Joana Marques; Brito, RitaO presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo vivido durante a intervenção em contextos educativos formais, ilustrando, analisando e fundamentando de forma reflexiva o trabalho realizado durante a prática profissional supervisionada. Numa primeira fase de intervenção, a prática foi realizada em contexto de creche com um grupo de 16 crianças com idades compreendidas entre os 16 meses e 34 meses, tendo, numa segunda fase, realizado o estágio em jardim-de-infância, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade. Durante a prática profissional supervisionada em creche deparei-me com uma sala heterogénea em relação à idade, o que me suscitou um grande interesse e levou a questionar se a composição de um grupo heterogéneo traria benefícios para o desenvolvimento da criança. Já em jardim-de-infância, deparei-me igualmente com um grupo heterogéneo em idades e em níveis de desenvolvimento, onde era privilegiado pela educadora a cooperação e entreajuda entre as crianças com idades diferentes. A partir daqui, e tendo a temática já sido abordada em creche, tornou-se pertinente perceber diferentes pontos de vista e opiniões sobre quais as vantagens de grupos heterogéneos no desenvolvimento da criança. Com a investigação realizada, suportada por uma metodologia qualitativa, pela análise de dados e pelo referencial teórico consultado e revisto, foi possível concluir que a existência de grupos heterogéneos, no que concerne ao fator idade, apresenta benefícios para o desenvolvimento da criança, tendo em conta as opiniões das famílias e das equipas educativas. Tornou-se percetível que esta ideia é partilhada entre as famílias e as equipas educativas, ainda que possam ser referidas diferentes áreas de desenvolvimento no que toca às vantagens/benefícios visíveis para o desenvolvimento da criança. Para além disso, foi possível perceber qual o papel do educador perante um grupo heterogéneo em idade, no que diz respeito às dificuldades e desafios que encontra na sua prática educativa e no processo de planeamento.