Browsing by Author "Pinto, Carolina Ribeiro de Almeida Neto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “Mas 5 é quase 8!”: emergência de competências matemáticas no pré-escolarPublication . Pinto, Carolina Ribeiro de Almeida Neto; Almeida, TiagoNo presente relatório pretende-se analisar o percurso realizado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) na valência de Pré-escolar, com um grupo entre os 3 e os 4 anos. O grupo era composto por oito rapazes e dez raparigas, sendo que os seus interesses se centravam na área de conhecimento do mundo e nas atividades de exploração de materiais. Tal como é referido na caracterização do grupo, apresentada no primeiro capítulo deste documento, a matemática, além da escrita, era uma das áreas em desenvolvimento com as crianças, abordada formal e informalmente no dia a dia do grupo, nomeadamente no quadro das mensagens, no momento da contagem de fruta e em muitas das atividades preparadas pela educadora. Desta forma, foi realizada uma investigação-ação, de natureza qualitativa, baseada na realização de atividades, de modo a que se pudesse comparar as competências matemáticas do grupo no início e no final da PPS. Para tal, foram consideradas as competências de contagem, subitizing e adição. Os resultados da investigação foram obtidos através da elaboração de registos diários e reflexões semanais, bem como de registos fotográficos. Foram também pedidas à educadora as avaliações das crianças, realizadas no início de setembro, de modo a que os resultados obtidos em janeiro pudessem ser comparados com as competências adquiridas imediatamente antes da minha intervenção. Através da análise dos dados foi possível aferir a evolução das crianças, individualmente, e do grupo, em geral, sendo que a intervenção revelou resultados satisfatórios no desenvolvimento das competências matemáticas do grupo.