Browsing by Author "Pinto, Ana Cristina Oliveira de Sousa"
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- Impacto de um programa de estimulação em jogo dramático no desenvolvimento da linguagem em crianças pré-escolaresPublication . Pinto, Ana Cristina Oliveira de Sousa; Rosa, João; Menau, JoãoEste estudo de intervenção tem como objetivo avaliar o impacto de um programa de estimulação em jogo dramático na compreensão, reconto, vocabulário e acções realizadas através de formas animadas. Kishimoto (2007) e Gioca (2001) referem que o jogo é essencial para a criança e por meio dele, o educador de infância pode estimular a aprendizagem e o desenvolvimento. As formas animadas são um tipo de jogo dramático as quais, segundo Mártires (2009) podem contribuir para o sucesso do ensino/aprendizagem. Avaliaram-se dois grupos de crianças, com quinze crianças cada um, de três e quatro anos de idade (grupo de intervenção e grupo de controlo) antes e depois da intervenção. A intervenção contou com a leitura de histórias, a sua exploração por meio de questões de compreensão, a explicação de novos vocábulos e diversos jogos e exercícios de expressão dramática. Os resultados obtidos revelaram que o grupo de intervenção beneficiou com o trabalho realizado, apresentando ganhos significativos nas variáveis de brincar e manipular personagens e exprimir acções por meio de imagens. Ao nível das variáveis de compreensão e do vocabulário, os ganhos possibilitaram ao grupo de intervenção igualar-se ao grupo de controlo, o qual era significativamente superior no pré-teste. Quanto ao reconto da história, exprimir vocalmente estados de espírito, criar movimento, criar voz para a personagem, inventar diálogos e criação de história, não se verificaram diferenças relevantes entre os dois grupos. Além dos valores mensuráveis, a intervenção revelou a importância de atividades diferenciadas de jogo dramático. Ao longo da intervenção as crianças foram evoluindo significativamente nas actividades de jogo dramático, demonstrando uma gradual desinibição, à-vontade e criatividade. Conclui-se que é possível, por meio do jogo dramático, contribuir para o desenvolvimento da compreensão, do vocabulário e da capacidade para realizar algumas acções através da utilização de formas animadas.