Browsing by Author "Pinheiro, Marta Cleto Silva"
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- A interação pai-filho/a: uma dança intrincada entre pais e bebésPublication . Pinheiro, Marta Cleto Silva; Fuertes, Marina; Lopes, JoanaEmbora a investigação no campo da vinculação se tenha debruçado principalmente sobre o estudo das interações em díades mãe-bebé, a relação pai-bebé é igualmente crucial para o desenvolvimento socioemocional da criança. A investigação indica que os pais podem ser figuras de vinculação seguras e sensíveis nos cuidados às crianças e na satisfação das suas necessidades emocionais. No entanto, poucos estudos têm procurado caracterizar a perceção paterna sobre o impacto e importância do seu envolvimento com o bebé. Por outro lado, existe evidência que apoia a participação em programas de intervenção para melhorar a qualidade das interações pai-bebé quando o envolvimento dos pais não é sensível. Baseados em estudos que sugerem que o contacto físico na interação paterna é preferencialmente estabelecido através do envolvimento em atividades de jogo/brincadeira com recurso ao toque, muitos programas de intervenção foram desenvolvidos no âmbito do dance-movement therapy. No entanto, são necessários mais estudos sobre a sua eficácia para a construção da relação entre pais e filhos. Neste estudo, pretendeu-se estudar a perceção paterna sobre a importância do seu envolvimento no desenvolvimento da criança e, por outro lado, avaliar o efeito de um programa de intervenção baseado na dança na qualidade da interação pai-bebé através de indicadores qualitativos e quantitativos. A amostra é composta por 9 díades pai-bebé. Os pais foram entrevistados a fim de aferir as suas perceções e vivências da paternidade. Posteriormente, as díades participaram num programa de intervenção baseado na dança – o GroovaRoo Dance -, durante um período de 3 meses, que incluía a participação em aulas de dança orientadas para a promoção da interação pais-bebé. O efeito da participação das díades foi avaliado através da observação em situação de jogo livre antes e depois da implementação do programa. A escala MINDS foi usada para cotar os dados da interação pais-bebé nos períodos pré- e pós-intervenção (resposta facial, resposta vocal, trocas afetivas, posicionamento e manipulação, diretividade, atividade lúdica e reciprocidade). No final do programa, foi conduzida uma nova entrevista tendo em vista aferir a perceção subjetiva dos pais relativamente ao impacto da participação no programa. Embora não se tenham encontrados diferenças quantitativas relativamente à qualidade do comportamento diádico antes e após a intervenção, os resultados qualitativos indicam que o programa teve impacto positivo no que diz respeito à promoção de tempo de qualidade entre pai e bebé. Sendo a qualidade do tempo de interação entre pai e bebé uma das dimensões de maior impacto para o estabelecimento de uma relação segura entre ambos, este resultado sugere que o programa GroovaRoo Dance tem elevado potencial para as Práticas em Intervenção Precoce.