Browsing by Author "Pimenta, Susana Daniela Albuquerque"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia numa turma de 2.º ano do 1.º CEBPublication . Pimenta, Susana Daniela Albuquerque; Dias, AlfredoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes. Na primeira parte será apresentada a descrição e análise reflexiva do período de observação, intervenção e avaliação, desenvolvida na PES II. Os contextos retratados correspondem a uma turma do 2.º ano do 1.º CEB e duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. A segunda parte contempla um estudo empírico intitulado O Desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que teve como finalidade compreender qual o papel que o docente pode desempenhar na promoção de Competências para uma Cultura da Democracia e identificar as estratégias que se revelam mais adequadas para cumprir este propósito. Para a elaboração do estudo foram identificados os seguintes objetivos: (i) identificar estratégias de sala de aula promotoras de Competências para uma Cultura da Democracia; (ii) analisar as CCD desenvolvidas numa turma de 2.º ano do 1.º CEB; e (iii) reconhecer os níveis de pensamento crítico numa turma de 2.º ano do 1.º CEB. A metodologia utilizada foi de natureza mista e as técnicas de recolha de dados consistiram na observação participante, na recolha de dados estatísticos e na aplicação de um inquérito por questionário e de fichas de trabalho. O tratamento dos dados foi realizado com recurso à análise estatística e de conteúdo. Os resultados permitiram apurar o papel que algumas rotinas e atividades específicas de sala de aula podem desempenhar para o Desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia e para identificar os níveis de Pensamento Crítico de uma turma de 2.º ano de escolaridade.