Browsing by Author "Pimenta, Nelson Hugo Catroga"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Como o comportamento de uso do ChatGPT influencia a sua marca em termos de consumer-based brand equityPublication . Pimenta, Nelson Hugo Catroga; Gonçalves, RuiNos últimos anos, o avanço da inteligência artificial (IA) tem transformado significativamente a interação entre marcas e consumidores. O surgimento de ferramentas como o ChatGPT colocou a IA no centro das estratégias de marketing, impactando a forma como os consumidores percebem e interagem com as marcas. Este estudo visa analisar as relações entre os construtos do Modelo de Adoção de Tecnologia (TAM) e o capital de marca baseado no consumidor (CBBE) do ChatGPT. Através de um inquérito a 219 participantes e utilizando um modelo de equações estruturais, os resultados mostram que a perceção de utilidade e a facilidade de uso são determinantes na formação de atitudes positivas, que, por sua vez, influenciam a intenção e o comportamento de uso. A utilização eficaz do ChatGPT revela-se um forte preditor do capital de marca, sublinhando a importância da experiência do utilizador. Este estudo contribui para a compreensão de como a aceitação de novas tecnologias pode impactar o capital de marca e sugere que as empresas devem investir na usabilidade e utilidade das suas ferramentas de IA para fortalecer a lealdade e associações à marca.