Browsing by Author "Pereira, Viviana McGlinchey"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de CoimbraPublication . Pereira, Viviana McGlinchey; Marques, AnaO presente Relatório de Final de Estágio, insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança e foi desenvolvido no ano letivo de 2018/2019 na disciplina de Expressão Criativa, com os alunos do 6º ano de Ensino Regular (2º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança) da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. As disciplinas de Expressão Criativa e Português, lecionadas, respetivamente, no 2º Ciclo do Ensino Artístico Especializado em Dança, e no Ensino Regular obrigatório, detêm uma importância significativa. Enquanto a primeira disciplina permeia o trabalho de criação e proporciona ferramentas essenciais para o desenvolvimento técnico-artístico, a segunda desenvolve bases fulcrais para o sucesso do aluno ao nível da interpretação, expressão oral e escrita. Neste sentido, o Estágio desenvolvido visa o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Expressão Criativa e Português, focando-se no domínio da Educação Literária, mais precisamente sobre a obra literária “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Em adição, este Estágio tem também como objetivo a apresentação pública de uma co-criação de Dança, dinamizada por estagiária e alunos, tendo como base a narrativa do livro referido acima. Da aplicação e avaliação do Estágio de prática pedagógica, conclui-se que a interdisciplinaridade promove a dinamização das aulas, auxiliando na aprendizagem e assimilação dos conteúdos programáticos, contribuindo para o entusiasmo geral dos alunos aquando da sua participação nas tarefas propostas. Este conceito deve ser fomentado através de práticas pedagógicas e metodológicas adequadas à aquisição de saberes. Neste estudo foi aplicado o método de investigação-ação e foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionários (mistos), diários de bordo, relatórios de observação e registo vídeo. No presente relatório apresentam-se os resultados da aplicação da temática da interdisciplinaridade e as consequentes reflexões e conclusões que partiram não só da prática de Estágio, mas também da extensa pesquisa bibliográfica que sustenta toda a fundamentação