Browsing by Author "Pereira, Sofia Machete de Oliveira Duarte"
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- Ler, contar e mostrar – desenvolvimento da leitura em voz alta e da expressão oral em alunos do 2.º ano de escolaridadePublication . Pereira, Sofia Machete de Oliveira Duarte; Pereira, SusanaEste relatório tem como objetivo descrever o período de intervenção educativa desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do curso de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. O documento centra-se essencialmente na prática de 1.º ciclo, num 2º ano de escolaridade. Assim, descreve-se, de forma reflexiva, o processo de caracterização do contexto socioeducativo e consequente definição de objetivos gerais de intervenção para dar resposta às necessidades e fragilidades identificadas através de uma diagnose das competências e aprendizagens, assim como todo o processo de intervenção, ao longo de sete semanas, e avaliação da sua eficácia. Deste processo decorre o tema de investigação, Ler, Contar e Mostrar – Desenvolvimento da leitura em voz alta e da expressão oral em crianças do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como objetivo primordial avaliar a influência da implementação da rotina Ler, Contar e Mostrar no desenvolvimento de competências de expressão oral e leitura em voz alta dos alunos. Através desta rotina, pretendia-se incrementar a ocorrência de situações de expressão oral e leitura em voz alta na sala de aula, estimulando os alunos a apresentar, perante a turma, produções, leituras, objetos de que gostassem e acontecimentos vivenciados, após planificação prévia. No final da intervenção, comparam-se os dados relativos ao desempenho dos alunos com os da avaliação inicial. Os resultados revelam que a rotina contribuiu para a melhoria do desempenho dos alunos na leitura em voz alta ao nível da fluência. Do ponto de vista da expressão oral, verificou-se uma evolução positiva quanto à organização do discurso, à justificação das temáticas/leituras escolhidas, à interação com o público e em todos os aspetos da comunicação não-verbal. Concluiu-se, ainda, que a rotina constitui uma oportunidade para promover aprendizagens interdisciplinares e o envolvimento das famílias nas dinâmicas da sala de aula, favorecendo a construção de uma identidade de grupo.