Browsing by Author "Pereira, Micaela Filipa de Areias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JIPublication . Pereira, Micaela Filipa de Areias; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de JI. Este tem como finalidade dar sustentabilidade teórica à ação profissional, sendo também um contributo essencial para uma reflexibilidade interveniente na ação e na estruturação da identidade profissional. Foi observado e caracterizado um grupo de 19 crianças dos 4 aos 6 anos e a partir dessa caracterização, ou seja, os interesses, as necessidades e as potencialidades das crianças, surgiu o tema de investigação “Qual o papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI?”. A investigação desenvolvida foi de índole qualitativa, tendo sido utilizada uma investigação-ação para melhor responder aos objetivos pré-estabelecidos: Identificar os conhecimentos das crianças pela escrita; Perceber quais as estratégias mais eficazes que facilitam a apropriação das crianças na escrita. De forma a realizar a investigação utilizei uma técnica direta de recolha de dados assente na observação participante, utilizei a entrevista semiestruturada, as notas de campo e os registos fotográficos e gráficos. O objetivo principal desta investigação tinha que ver com uma mudança na ação relativamente à emergência da escrita. Assim foram criadas estratégias e subestratégias que promovessem essa emergência. Os dados foram todos apresentados e analisados, sendo verificada uma mudança da ação. A partir das subestratégias desenvolvidas verificou-se uma aquisição de conhecimentos no que concerne à emergência da escrita, mais concretamente, à sua funcionalidade, aos aspetos figurativos e à consciência fonológica.