Browsing by Author "Pereira, Ana Lúcia Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das criançasPublication . Pereira, Ana Lúcia Alves; Almeida, TiagoO presente relatório emerge da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, decorrido em contexto de Jardim de Infância com um grupo de 18 crianças de 5 anos de idade. Ao longo da prática, surgiram vários momentos no recreio que deram início à investigação realizada: após diversas observações, foi possível verificar que as crianças gostavam de se envolver em jogos tradicionais portugueses, como por exemplo, a apanhada, as escondidas, o macaquinho do chinês, as estátuas, entre outros. Assim, considerei pertinente realizar um estudo de caso de natureza qualitativa sobre os jogos tradicionais portugueses em contexto de Jardim de Infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças, tendo definido os seguintes objetivos da investigação, i) Conhecer e caracterizar os jogos tradicionais portugueses para a infância e ii) Analisar os contributos dos jogos tradicionais para o desenvolvimento holístico das crianças. Neste estudo, utilizei as seguintes técnicas de recolha de informação: i) a observação direta participante e não participante e ii) entrevistas semiestruturadas à equipa educativa e aos técnicos das atividades pedagógicas e extracurriculares do pré-escolar. Os instrumentos utilizados foram as notas de campo e as reflexões semanais que fui redigindo ao longo do estágio e os guiões das entrevistas realizadas. Foi possível concluir que o brincar a partir dos jogos tradicionais portugueses contribui significativamente para o desenvolvimento holístico das crianças, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo, à comunicação oral, às habilidades manipulativas, à resolução de problemas e à estruturação da linguagem.