Browsing by Author "Pereira, Ana Filipa da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: práticas de promoção de competência sociais no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Ana Filipa da Silva; Pires, CarlosO presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) traduz-se numa análise reflexiva do percurso realizado ao longo da prática pedagógica desenvolvida com alunos do 1.º ano do ensino básico, num estabelecimento de ensino integrado num agrupamento de escolas de um concelho da Área Metropolitana de Lisboa. O período a que se reporta compreende três momentos principais: a observação do contexto e das situações educativas; a construção do Plano de Intervenção (PI); a implementação do plano ou intervenção. A análise dos resultados da observação do contexto socioeducativo revela, de forma mais evidente, fragilidades em domínios no âmbito das Competências Sociais com implicações no ambiente da sala de aula e nas experiências educativas realizadas. A problematização desses resultados conduz à emergência de uma relação entre o desenvolvimento de Competências Sociais e a melhoria de condições promotoras de aprendizagens nas áreas curriculares disciplinares. A intervenção – pautada por aqueles pressupostos e orientada por objetivos que visavam sobretudo o desenvolvimento de competências sociais e o trabalho colaborativo – revela-se potenciadora de processos de análise reflexiva sobre a prática, baseados em técnicas de recolha de dados, nomeadamente, a análise documental e a observação estruturada e não estruturada. Os resultados obtidos reforçam a importância da integração das Competências Sociais numa abordagem transversal do currículo e o contributo de práticas pedagógicas centradas na interação, na participação e na colaboração para a resolução de conflitos e melhoria das atitudes dos alunos, com efeitos positivos no ambiente de aprendizagem.