Browsing by Author "Penedo, Tatiana Sofia Ferreira"
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- “Posso fazer um desenho?” (MG): a importância do desenho no desenvolvimento da criança em idade pré-escolarPublication . Penedo, Tatiana Sofia Ferreira; Rodrigues, CarinaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, resultando numa análise e reflexão, sistemática e fundamentada, das experiências e aprendizagens realizadas ao longo da minha intervenção contextualizada na valência de Jardim de Infância. A referida PPS II decorreu num estabelecimento da rede privada, junto de um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, durante quinze semanas. Neste documento será, ainda, apresentada uma investigação sobre a importância do desenho infantil no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, tendo como principais objetivos: (i) Compreender a importância do desenho infantil para o desenvolvimento da criança; (ii) Conhecer as conceções de educadores de infância sobre a importância do desenho infantil; (iii) Conhecer as intenções e motivações das crianças ao desenhar; e (iv) Perceber a importância dada ao desenho pelas famílias. Metodologicamente, a investigação centra-se numa investigação de natureza mista, assente num de estudo de caso que teve por base diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, duas entrevistas semiestruturadas a ambas as educadoras de infância a exercer na valência de pré-escolar e a dez crianças do grupo que acompanhei durante a PPS II, respetivamente, e, ainda, um inquérito por questionário às famílias dessas mesmas crianças. Para além destes instrumentos, consideraram-se também os desenhos elaborados por cada criança contemplada no estudo, ao longo de duas semanas. Os dados recolhidos e, posteriormente, analisados e interpretados a partir da sua análise de conteúdo/categorial e subsequente triangulação, evidenciam, genérica e respetivamente, as conceções das educadoras e das famílias a respeito da importância do desenho, bem como as motivações e os interesses das crianças quando desenham. Os resultados desta investigação, potenciando o esclarecimento de fundamentos em torno da problemática geral, contribuíram, ainda, para o meu crescimento profissional e pessoal, bem como para sensibilizar outros educadores para o papel e a importância que o desenho da criança em idade pré-escolar desempenha no seu desenvolvimento.