Browsing by Author "Parente, Sofia Filipa Martins"
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- Caso software fraudulento Volkswagen: atitude do consumidor e afeição pela marcaPublication . Parente, Sofia Filipa Martins; Machado, Ana TeresaAtravés desta investigação académica, pretende-se averiguar a afeição pela marca e a atitude do consumidor à luz de um caso em específico: Caso Software fraudulento da Volkswagen. A afeição à marca é um conceito de Marketing relativamente recente e consiste no consumidor identificar-se de tal forma com a marca que constrói nela o conceito de self. A marca já não é utilizada, a marca representa o consumidor. A atitude do consumidor consiste na predisposição para realizar algo. Essa mesma predisposição provém da influência de anteriores experiências e conhecimento adquirido pelo individuo que formou uma opinião sobre um determinado assunto ou objeto. Em setembro de 2015 o grupo Volkswagen foi acusado de introduzir em vários automóveis de motores a Diesel um programa informático que reduzia a quantidade de emissões de CO2 lançados para a atmosfera. Ou seja, em estrada, o veículo expelia maior porção de emissões nocivas para o ambiente do que as que o sistema do veículo indicava. Qual a influência do caso Software fraudulento da Volkswagen na atitude do consumidor e qual a influência do Software fraudulento da Volkswagen no consumidor que revela afeição pela marca são as perguntas de partida desta tese de mestrado. O método utilizado foi um inquérito online quantitativo a 213 indivíduos onde os inquiridos foram interrogados sobre a sua afeição à marca Volkswagen, atitude e a severidade do evento na sua perspetiva. Depois da apurados os dados, é possível concluir que a gravidade da situação da Volkswagen influenciou a mudança de atitude por parte do consumidor e o conceito de afeição pela marca influencia a atitude e não a relação entre severidade/atitude.