Browsing by Author "Pacheco, Tatiana Carina Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação matemática - representações utilizadas pelos alunosPublication . Pacheco, Tatiana Carina Martins; Veloso, GraciosaO presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste relatório teve como principal objetivo refletir e autoavaliar todo o percurso experienciado em contexto de intervenção pedagógica, ao longo de sete semanas, numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo da prática educativa desenvolveu-se um estudo sobre o tema “Comunicação matemática: representações utilizadas pelos alunos”, tema que surgiu tanto dos interesses dos alunos, como de um interesse pessoal sobre a temática, com o objetivo de identificar as representações de ideias matemáticas utilizadas pelos discentes nas situações de discussão coletiva. As atividades propostas em sala de aula foram planeadas com base em princípios que orientaram a implementação do Projeto de Intervenção, nomeadamente estratégias de diferenciação pedagógica, construção de aprendizagens significativas, metodologia de trabalho de projeto e atividades de natureza diversa. Com recurso a observações e respetivas grelhas de registo assim como a notas de campo, gravações de áudio e análises documentais, foi possível recolher dados com vista: à identificação das potencialidades/fragilidades dos alunos, adequando posteriores materiais e planificações às necessidades dos mesmos; ao desenvolvimento do tema de estudo, analisando os instrumentos orais, escritos e materiais utilizados pelos alunos em momentos de discussão em grande grupo. Pela análise dos dados do estudo e pela avaliação das aprendizagens dos alunos, foi possível concluir que os alunos recorrem a um leque variado de representações de ideias matemáticas, nomeadamente: comunicação oral; representações ativas; comunicação escrita (representações icónicas e simbólicas). As representações escritas (produto) utilizadas pelos alunos, para a resolução de tarefas que envolviam a multiplicação e a divisão, eram compreendidas, pelo professor e pela restante turma, pela colocação de questões que proporcionassem o acesso à representação mental (processo) que os alunos tinham da tarefa e do próprio processo de resolução. Estas questões proporcionaram a compreensão do nível de aprendizagem no qual os alunos seencontravam, em tarefas que envolviam a estrutura retangular da multiplicação e a divisão. Pela partilha de representações, em grande grupo, foi possível constatar uma evolução das estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução de tarefas que envolvem a divisão, aspeto que não aconteceu na exploração da multiplicação.
