Browsing by Author "Oliveira, Ricardo Manuel Fernandes Lemos de"
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- Análise da introdução de sistemas de propulsão elétrica na exploração e manutenção de frotas de veículos pesadosPublication . Oliveira, Ricardo Manuel Fernandes Lemos de; Henriques, Nuno Paulo Ferreira; Duarte, Gonçalo Nuno de OliveiraO crescimento económico tem resultado num aumento mais que proporcional das emissões de gases com efeito estufa, resultando na degradação do meio ambiente. Com o intuito de reduzir o efeito de estufa, diversas medidas têm sido adotadas pelos governos de diferentes países, de entre as quais se destaca o incentivo à aquisição de veículos com emissões reduzidas. Os veículos elétricos, em particular, são apresentados como uma solução verde, amiga do ambiente, dado que durante a sua deslocação não têm emissões de gases nocivos para o ambiente. Estes veículos, nomeadamente os usados em transportes públicos e em circuitos urbanos, podem contribuir para reduzir esses impactos, devido ao seu desempenho energético e ambiental melhorado, quando comparados com os veículos convencionais com motor de combustão interna. O objetivo desta dissertação prende-se com a análise da viabilidade da aquisição de veículos elétricos pesados em Portugal. Para esta avaliação, foi decidido estabelecer uma comparação entre veículos existentes e em operação real, Diesel, GNC e elétricos, nas mesmas condições de operacionalidade. Na análise do estudo, fez-se uma avaliação de diversos fatores tais como: desempenho de um veículo pesado de passageiros elétrico em condições reais de utilização, através de ensaios realizados a bordo do mesmo. Através da metodologia VSP obtiveram-se os perfis de consumo de energia e a consequente análise do custo dos combustíveis, custo da eletricidade, custo de aquisição e operação, entre outros. Os resultados obtidos mostram que as condições de circulação e topografia influenciam pouco a eficiência do conjunto propulsor elétrico, tanto ao nível do fornecimento como da regeneração de energia, indicando que este veículo é ideal para circulação urbana. Na dissertação conclui-se que, do ponto de vista económico, ainda é ténue a vantagem de adquirir um veículo pesado de passageiros elétrico, pelo fato de ser uma tecnologia que apresenta uma maturidade pequena, e os preços elevados associados às baterias e de aquisição dos veículos. As autonomias limitam a utilização contínua deste tipo de veículos, que são prova de que existe um longo caminho a percorrer. Apesar de se estar a trabalhar no sentido de reduzir o nível de emissões de gases de efeito de estufa, urge a necessidade de se continuar a apostar em tecnologias amigas do ambiente, como o veículo elétrico, sensibilizando a população, entidades governamentais e indústria para este tema que a todos diz respeito.
- Growing evolution of the electrification rate on heavy vehiclesPublication . Oliveira, Ricardo Manuel Fernandes Lemos de; Duarte, Gonçalo; Henriques, NunoIn response to environmental impacts and all the limitations caused by fossil fuels, we have been witnessing in recent decades to the sharp development of hybrid electric and electric vehicles, particularly in heavy-duty passenger vehicles. Its proliferation is now widespread in virtually every major vehicle brand, reflecting operator confidence. In order to further mitigate the use of fossil fuels, the trend is to increase supply in 100% electric versions. However, the evolution of recent years, both in manufacturers commercial strategy of major brands and bodybuilders and in sales volume, seems to indicate a new demand stage for this kind of vehicles, which are still making the first steps in Portugal. However, high acquisition costs and limited autonomy are still major obstacles to a faster proliferation of electrification in heavy vehicles. Its strengths such as lower air and noise pollution, in addition to lower operating and maintenance costs, led to a growing acquisition in the Portuguese vehicle market, where 16 new heavy-duty passenger BEV have been sold this year. Real-world operational impacts of these vehicles indicate a energy use between 0.91 and 1.65 kWh/km depending on driving context. It has been also observed that operators are still adapting and not always using the full battery capacity.