Browsing by Author "Oliveira, Raquel Filipa Cunha Jacinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do trabalho de grupo e do trabalho a pares para o desenvolvimento de relações interpessoais de cooperação entre alunos do 1.º ano de escolaridadePublication . Oliveira, Raquel Filipa Cunha Jacinto; Madureira, IsabelO presente relatório surge da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrante do 2.º ano do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte, na qual é realizada a análise crítica reflexiva da prática de ensino supervisionada de 2.º ciclo, e a segunda parte, apresentando o estudo empírico desenvolvido para o 1.º ciclo. A escolha do tema relaciona-se com a importância da cooperação em sala de aula. Procura-se então investigar se o trabalho de grupo e de pares permite desenvolver as relações interpessoais em sala de aula. Através das relações interpessoais, os alunos conseguem adequar os seus comportamentos em contextos de cooperação com outros, conseguindo, desta forma, trabalhar em equipa. Assim, foram estruturados dois objetivos de estudo: a) identificar estratégias e atividades a desenvolver em sala de aula que promovam o desenvolvimento de processos de cooperação entre os alunos; e b) observar se a realização de trabalhos de grupo e a pares constituem estratégias facilitadoras do desenvolvimento de relações interpessoais e de cooperação entre os alunos. O estudo é de natureza qualitativa, recorrendo a metodologia de investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados, é utilizada a observação direta participante, utilizando grelhas de registo de observação, notas de campo, analise documental às produções dos alunos e aos documentos fornecidos pela escola e ainda a realização de uma entrevista semiestruturada à professora cooperante. Como conclusão, é importante realçar que é através das relações que as crianças estabelecem entre si que conseguem desenvolver a cooperação, pois não é possível cooperar sem interagir com outros. A escola deve então promover aspetos para que as crianças consigam trabalhar cooperativamente.