Browsing by Author "Oliveira, Paulo Jorge Ferreira de"
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- A implementação de um sistema de avaliação de desempenho estudo de caso de uma empresa do setor automóvelPublication . Oliveira, Paulo Jorge Ferreira de; Sotomayor, Ana MariaNuma época em que o capital humano é considerado um recurso que pode fazer a diferença, torna-se imprescindível medir a sua performance. Num mundo tão competitivo, há que potencializar o melhor das pessoas, aumentar a produtividade e maximizar os lucros através de um sistema de avaliação de desempenho. O presente estudo terá como objetivo a construção de um sistema de avaliação de desempenho numa empresa do setor automóvel, denominada de empresa AUTO. Pretende-se igualmente mostrar as vantagens e desvantagens desse sistema, quer para os seus colaboradores, quer para a própria empresa. Para atingir este objetivo propõe-se a utilização de um Key Performance Indicator (KPI), para fazer prova do nível de desempenho dos colaboradores, para que estes tenham conhecimento da sua evolução e assim consigam ir ao encontro das metas estabelecidas. Adicionalmente ao objetivo supramencionado será analisada a satisfação e concordância dos colaboradores da empresa AUTO, através de um inquérito por questionário. A amostra do estudo é composta por 50 inquiridos. Relativamente ao inquérito de satisfação conclui-se pelos resultados obtidos que a maior parte dos colaboradores estão satisfeitos com existência da avaliação de desempenho. Já no que se refere ao inquérito de concordância verifica-se que a maior parte dos trabalhadores concorda totalmente ou parcialmente com implementação do sistema de avaliação de desempenho. Contundo, para implementar uma cultura de gestão de desempenho, não basta só potencializar os talentos dos avaliados, há que saber alinhar essas competências com os interesses da empresa e, principalmente, saber avaliar de forma justa, sem juízos de valor.
- A implementação de um sistema de avaliação de desempenho: estudo de caso de uma empresa do setor automóvelPublication . Oliveira, Paulo Jorge Ferreira de; Sotomayor, AnaNuma época em que o capital humano é considerado um recurso que pode fazer a diferença, torna-se imprescindível medir a sua performance. Num mundo tão competitivo, há que potencializar o melhor das pessoas, aumentar a produtividade e maximizar os lucros através de um sistema de avaliação de desempenho. O presente estudo terá como objetivo a construção de um sistema de avaliação de desempenho numa empresa do setor automóvel, denominada de empresa AUTO. Pretende-se igualmente mostrar as vantagens e desvantagens desse sistema, quer para os seus colaboradores, quer para a própria empresa. Para atingir este objetivo propõe-se a utilização de um Key Performance Indicator (KPI), para fazer prova do nível de desempenho dos colaboradores, para que estes tenham conhecimento da sua evolução e assim consigam ir ao encontro das metas estabelecidas. Adicionalmente ao objetivo supramencionado será analisada a satisfação e concordância dos colaboradores da empresa AUTO, através de um inquérito por questionário. A amostra do estudo é composta por 50 inquiridos. Relativamente ao inquérito de satisfação conclui-se pelos resultados obtidos que a maior parte dos colaboradores estão satisfeitos com existência da avaliação de desempenho. Já no que se refere ao inquérito de concordância verifica-se que a maior parte dos trabalhadores concorda totalmente ou parcialmente com implementação do sistema de avaliação de desempenho. Contundo, para implementar uma cultura de gestão de desempenho, não basta só potencializar os talentos dos avaliados, há que saber alinhar essas competências com os interesses da empresa e, principalmente, saber avaliar de forma justa, sem juízos de valor.