Browsing by Author "Oliveira, Joana Barreto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Determinantes que influenciam a decisão de compra de sumos de fruta e néctares: o caso da marca CompalPublication . Oliveira, Joana Barreto; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doAo longo dos anos, o consumidor tem marcado a forma das empresas atuarem e divulgarem os seus produtos. A concretização das vendas e a obtenção de lucros mantem-se como principal objetivo. Mas conquistar os consumidores, tornou-se também, uma das principais estratégias para as empresas. Os mercados estão cada vez mais dinâmicos, exigentes e a concorrência obriga as empresas a criarem marcas inovadoras com produtos que conquistam o consumi-dor. No entanto, o consumidor vive com a realidade de ter a oferta de vários produ-tos, com as mesmas funcionalidades e de diversas marcas. Assim, para a presente dissertação foi escolhido o mercado alimentar, mais concre-tamente o setor das bebidas não-alcoólicas, para procurar conhecer quais são os fatores que influenciam a decisão de compra dos sumos e néctares da marca Compal. A escolha da marca Compal foi impulsionada pelos anos de existência e permanên-cia no mercado nacional, pela gama de produtos que oferece dentro do mercado escolhido e por ser uma marca conhecida pelo consumidor português. Para conhecer a opinião dos consumidores sobre os sumos e néctares da marca Compal, foi disponibilizado um inquérito por questionário online, tendo-se obtido uma amostra de conveniência de 212 inquiridos. Os resultados do inquérito permitiram confirmar seis das hipóteses da investigação. Desta forma o rótulo e as informações nutricionais, o preço, o atributo sensorial cor e o atributo sensorial sabor, a notoriedade da marca e o país de origem do produto são fatores considerados pelo consumidor na decisão de compra dos sumos e nécta-res da marca Compal.